Explorando o faturamento em lote: simplificando a emissão de Notas Fiscais

O faturamento de NF-e em lote se refere à prática de emitir e autorizar várias Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) de uma vez, agrupando várias transações em um único processo. Isso é especialmente útil para empresas que realizam um grande volume de vendas ou operações comerciais, facilitando a eficiência e agilidade no processo de emissão e autorização das NF-e.

O Grid ERP apresenta aplicações específicas para essas operações. Abaixo, demonstraremos suas funcionalidades.

Nota Fiscal de Saída (Pc0242)

Dentro da aplicação da Nota Fiscal de Saída, na guia “Pedidos”, há a possibilidade de inserir pedidos em lote na mesma NF-e. Essa funcionalidade é restrita aos pedidos liberados e que sejam provenientes do mesmo cliente, conforme inserido no cabeçalho da NF-e. Não há um limite mínimo para a inserção de pedidos, contudo, é importante respeitar o limite máximo de itens que podem ser inseridos na NF-e pela SEFAZ, que é de 990 itens, e o tamanho máximo do arquivo, que não deve exceder 500 KB.

Essa funcionalidade oferece praticidade ao agrupar vários pedidos em uma única NF-e, simplificando o processo de emissão e reduzindo a quantidade de documentos gerados.

Faturamento de Pedido em Lote (Pc0478)

A aplicação de Faturamento em Pedido em Lote tem como objetivo gerar Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) avulsas para os pedidos liberados. O que torna essa tela especial é que, em vez de inserir manualmente cada pedido em uma nota fiscal de saída, você simplesmente insere o código do cliente, busca os pedidos pendentes de faturamento, seleciona-os através de checkboxes e os fatura em lote. Ao concluir o processo, a aplicação ainda fornece os números das NF-e geradas para referência. Uma vez que as notas foram geradas, é necessário apenas seguir adiante com o processo de emissão das mesmas.

NF-es em lote (Pc0360)

O serviço de emissão de NF-e em lote é uma opção paga que visa realizar a emissão simultânea de múltiplas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es) que foram previamente criadas. Essa funcionalidade opera em conjunto com a tela de Faturamento de Pedido em Lote. Após a criação das notas fiscais, você poderá selecionar todas as NF-es que ainda não foram processadas e proceder com a emissão em lote. Concluída cada etapa de emissão, o sistema também executará automaticamente a impressão das NF-es.

Esse serviço proporciona maior eficiência e agilidade na emissão de NF-es, especialmente em situações em que há a necessidade de emitir várias notas de uma só vez. A integração com a tela de Faturamento de Pedido em Lote facilita o processo ao permitir que você selecione e emita todas as NF-es pendentes de uma vez, otimizando a gestão das operações comerciais.

Vale destacar que, embora seja um serviço pago, a aplicação de emissão de NF-e em lote pode ser uma alternativa vantajosa para empresas que lidam com um volume significativo de notas fiscais, proporcionando praticidade e reduzindo o tempo necessário para realizar esse procedimento de forma individual.