Como baixar o arquivo de retorno do Sicoob?

O Sicoob, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, é uma instituição financeira cooperativa que oferece uma variedade de serviços bancários aos seus associados. Entre esses serviços, está a possibilidade de realizar transações financeiras e, consequentemente, gerar arquivos de retorno que contêm informações importantes sobre as operações realizadas. Neste artigo, explicaremos passo a passo como baixar o arquivo de retorno do Sicoob, permitindo que você tenha controle sobre suas transações e possa conciliar sua movimentação financeira com mais facilidade.

Passo 1 – Transferência de Arquivos

Com o sicoobnet aberto clique no menu SERVIÇOS, depois no menu TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS, vai localizar a coluna CNAB240  vai clicar em RECEBER RETORNO, como mostra a imagem a baixo.

Passo 2 – Receber Retorno

Na tela que irá se abrir irá informar o período que deseja fazer o arquivo de retorno, apos informar a data irá marcar a “caixinha” selecionando de qual beneficiário deseja o arquivo de retorno, precisa selecionar qual tipo de informação deseja que conste no arquivo de retorno, depois de preenchido os dados, irá clicar no botão OBTER RETORNO, feito isso seu arquivo de retorno irá estar salvo no local escolheu na configuração.

Passo 3 – Leitura de Retorno

Após baixar o arquivo de retorno pelo sicoobnet o arquivo terá que ser lido pelo Grid ERP para efetuar a baixa das parcelas no sistema.