Como enviar o arquivo de remessa ao Sicoob?

O registro de boletos é fundamental para que o cliente final possa efetuar o pagamento do boleto bancário emitido pelo banco. Sem o devido registro, o boleto não será reconhecido pelo sistema bancário e o pagamento não poderá ser processado corretamente. O registro garante a autenticidade e rastreabilidade da transação, assegurando que o pagamento seja devidamente identificado e registrado nos sistemas do banco, permitindo assim que o cliente efetue o pagamento de forma segura e eficaz.

Passo 1 – Salve o arquivo de remessa no seu computador

Antes de mais nada, é preciso localizar e fazer o download de seu arquivo de remessa gerado através da aplicação Criação de Remessas Bancárias (Pc0077).

Passo 2 – Acesse sua conta do Sicoob

Utilize os seus dados para acessar seu Sicoobnet Empresarial e localize a guia Serviços. Clicando nela, verifique que será disponibilizada a opção Transferência de arquivos, conforme mostramos na imagem abaixo:

Passo 3 – Selecione o padrão do arquivo

Dependendo de como foi feita a contratação de sua carteira, ela pode estar configurada com o padrão de arquivo remessa CNAB 240 ou CNAB 400. Verifique qual é o seu e, dentro da seção correspondente, clique em Enviar.

Passo 4 – Selecione o arquivo

Após o passo anterior, você será redirecionado para a tela abaixo. Clique em Adicionar para que uma janela do Explorador de arquivos de seu computador seja aberta. Selecione o arquivo que deseja enviar e, em seguida, clique em Enviar.

Passo 5 – Confirme o envio do arquivo

Será solicitado para que confirme o envio e também irá dizer onde você pode consultar a situação e processamento do arquivo. Clique em Confirmar.

O sistema fará a transmissão do arquivo e, se estiver tudo certo, a mensagem abaixo será exibida: