Dúvidas Frequentes sobre DF-e

O serviço de DF-e é disponibilizado pela SEFAZ. Ou seja, as informações exibidas bem como a disponibilidade do download do arquivo XML dependente exclusivamente do ambiente nacional (AN). O Grid ERP apenas consulta e listas essas informações, não tendo qualquer autoridade sobre os dados.

Erros na busca das informações ocorrem se qualquer outro software utilizar seu certificado digital para realizar estas consultas, como por exemplo sistemas contábeis, portais de busca de XML ou outros softwares terceirizados com esta mesma finalidade. 

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A seguir, apresentamos as principais questões e suas soluções relacionadas à aplicação do DF-e.

🟣 Roxo: Resumo da NF-e, isso significa que ela ainda não está disponível para download. Sendo necessário aguardar a próxima atualização para verificar se o AN disponibilizou para baixar.

🔴 Vermelha: NF-e baixado o XML e aguardando importação no sistema.

🟡 Amarela: NF-e importada, aguardando envio do Manifesto de confirmação.

Utilize o botão atualizar informações para consultar um novo lote de NSU. Caso o ambiente nacional tenha a informação o seu resumo ou NF-e será listado. Caso você esteja bloqueado na consulta, é necessário aguardar 1h e buscar novamente.

O botão atualizar informações irá consultar as NSU disponíveis na AN e quando encontradas trará a NF-e em tela.

Por padrão, sempre que uma consulta é realizada e o NSU é listado na tela, os XMLs são automaticamente baixados para a pasta do DF-e, o que significa que o usuário não precisa fazer o download manualmente. No entanto, o sistema oferece a opção de baixar novamente o XML, caso seja necessário.

Portanto, se a NF-e estiver disponível, você pode marcar o checkbox do documento que deseja baixar e, em seguida, clicar no botão “Download XML” para efetuar o download.

Quando marcado ao menos um checkbox o sistema irá efetuar o download automaticamente e inserir na pasta do DF-e.

Se nenhum checkbox for marcado e for clicado no botão Download XML o sistema irá abrir uma caixa para ser inserida a chave da NF-e e efetuar o download. Essa função só irá funcionar para notas fiscias disponíveis no AN.

Quando marcado ao menos um checkbox o sistema irá efetuar o download automaticamente e inserir na pasta do DF-e.

Se sua NF-e listou mas você está com erro para baixar, significa que o XML ainda não está disponivel no AN. Isso ocorre quando a NF-e está com cor roxa ainda. Dessa maneira você deverá aguardar para efetuar uma nova consulta de NSU (não sendo garantido que já estará liberado) ou efetuar o download via https://www.nfe.fazenda.gov.br/.


Exemplo de erro que ocorre ao tentar efetuar o download de resumo de NF-e.

Ao exibir esse aviso que a NF-e não está disponível, o sistema automaticamente redireciona o usuário para o Portal da NF-e onde deve resolver o captcha e clicar em “continuar”.  Após carregar as informações, clique em download de documento → selecione o certificado digital para ser baixado o XML.

Com o XML baixado faça a importação no sistema.

Busque pela NF-e em questão. Clique 2x na linha da NF-e que será exibida a seguinte mensagem:

Deseja enviar o manifesto ‘Confirmação da Operação’ para a NF-e?” Clique em Sim.

Dessa maneira o manifesto será enviado para a SEFAZ e o campo Enviado Manifesto será marcado.

Quando a busca do Documento Fiscal Eletrônico (DF-e) é realizada, é identificado o seguinte erro: “O elemento ‘veicTransp’ não contém o elemento ‘UF'”. Esse erro ocorre devido à ausência da Unidade Federativa (UF) no XML, embora o fornecedor tenha fornecido a placa do veículo. É necessário que as tags placa e UF sejam fornecidas juntas, ou seja, se a tag placa for informada, a tag UF também deve ser fornecida e vice-versa.

Nesse cenário, o sistema emitirá a notificação correspondente:

Pressione o botão “Yes” para prosseguir e, em seguida, selecione “No” para continuar com a busca dos Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e).