Updates do ERP

Atualizamos nosso sistema para proporcionar uma experiência aprimorada aos usuários. Corrigimos bugs, otimizamos o desempenho, introduzimos novas funcionalidades tornando a interface mais intuitiva e reforçamos a segurança dos dados. Estas melhorias visam garantir estabilidade, eficiência e uma interação mais intuitiva. Agradecemos por sua confiança contínua e esperamos que desfrute das melhorias implementadas.

Mudanças Grid ERP | Junho 2025

  • Implementado um novo campo para preenchimento da descrição do serviço prestado ser exibido ao emitir a NFS-e. Este campo estará disponível apenas quando a opção ‘Agrupar Itens na geração do XML’ estiver configurada com o valor ‘S’.

  • Pc0493 (Configurações API MadeiraMadeira)
    • Os campos de CFOP nas abas ‘Conta e Ordem’ e ‘Simbólica’ foram ajustados para aceitar apenas letras maiúsculas.

Mudanças Grid ERP | Maio 2025

  • Ao cadastrar ou duplicar um produto em uma filial do Rio Grande do Sul, o sistema já cria automaticamente o registro de redução de ICMS com os valores parametrizados  (país BR, estado RS, redução 29,4110 % e demais campos zerados). Isso vale tanto para o cadastro manual quanto para as rotinas de duplicação.

  • Implementada uma correção que não permitia deletar um Grupo de Produtos mesmo quando não havia nenhum produto vinculado à ele, dando o erro “Não é permitido deletar este grupo, pois ele está vinculado em ao menos um cadastro de produto!”.

  • Implementado um novo recurso que permitirá abrir o link do WhatsApp Web com o telefone do contato no computador local, para usuários que utilizam a solução Grid Cloud.

  • Implementada uma alteração na opção “Enviar boleto por e-mail”. Em versões anteriores, a opção era apenas de marcação, comportando os valores Não e Sim (sempre solicitando confirmação para o usuário). Nesta nova versão, a opção foi substituída para permitir novas opções, sendo:
    • Não enviar;
    • Sim com solicitação de confirmação do usuário;
    • Sim sem solicitação de confirmação do usuário.

  • Implementado na guia Serviços o campo % CPP (Percentual da Contribuição Patronal Previdenciária), para utilização na emissão de Notas Fiscais de Serviço.

  • Implementada uma correção que irá alterar o status do título para “P” (Pago) ao conceder um valor de abatimento que deixe o valor em aberto zerado.

  • Ao alterar o banco do boleto, limpa automaticamente os campos Remessa e Nro. Banco/Díg e exibe aviso informando que é necessário reimprimir o boleto para que o número seja gerado novamente.
  • O novo banco e o banco interno é alterado no Pc0045 em todos os documentos vinculados e na nota se tiver.

  • Ajustado erro ao efetuar uma busca de módulo pela busca parcial e clicar no registro, pois todos os itens sumiam.

  • Implementado um novo comportamento no envio de boletos por e-mail ao assinar a NF-e, respeitando as novas opções disponíveis no Pc0032 (Séries das Notas Fiscais):
    • Não enviar;
    • Sim com solicitação de confirmação do usuário;
    • Sim sem solicitação de confirmação do usuário.
  • Implementada uma nova validação para que usuários nível 1 que possuam uma série vinculada em seu cadastro não consigam emitir, acessar ou visualizar NF-es de outras séries. Além disso, o usuário não poderá faturar pedidos avulsos ou pedidos em lote, ficando restrito apenas à emissão de NF-e avulsa.

  • Incluído a resolução no aviso: “Acesse a aplicação Unidades de Medida (Pc0006), efetue o cadastro da unidade X e proceda com a nova geração do arquivo.” 

  • Implementada uma correção para a validação do Tipo de Documento de Recebimentos. Em versões anteriores, a aplicação não efetuava a devida validação em sistemas de múltiplas filiais.

  • Implementado na guia Valores do cabeçalho da NFS-e o campo Vl. CPP (Contribuição Patronal Previdenciária), que exibirá o valor total do CPP calculado nos itens;
  • Implementado na grade de Itens da NFS-e os campos % CPP (este campo será preenchido com o respectivo percentual do CFOP) e Vl. CPP (este campo será calculado através do valor total do item * % CPP);
  • Implementada na rotina de cálculo da NFS-e o cálculo e preenchimento dos novos campos relativos ao CPP;
  • Para o Provedor da NFS-e EloTech as tags AliquotaCpp e ValorCpp passaram a ser preenchidas no XML conforme o percentual definido e valor calculado. A tag RetidoCpp será informada como 1 (Sim), caso contrário como 2 (Não).

  • A funcionalidade de selecionar todos os boletos exibidos na tela foi ajustada para garantir seu funcionamento completo. Anteriormente, em alguns casos, os últimos boletos da lista não estavam sendo corretamente marcados ou desmarcados. Agora, todos os boletos são selecionados ou desmarcados corretamente com um único clique.
  • A função de geração dos arquivos PDF dos boletos selecionados foi aprimorada. Em situações específicas, quando um ou mais boletos não atendiam aos critérios necessários para a geração do PDF, o processo era interrompido sem qualquer mensagem de erro, dificultando a identificação do problema por parte do usuário. Com a nova melhoria, um erro passou a ser exibido, permitindo que o usuário identifique o problema e aplique uma correção se necessário ou desmarque o título para envio.

  • Implementada uma nova configuração para gerar os campos de Tipo de CNPJ, CNPJ e Inscrição Estadual em branco para lançamentos de Recebimento de Juros e Pagamento de Juros.

  • Implementado nova rotina para recomendar CFOP para o cabeçalho da Ordem de Serviço, sendo:
    • CFOP do cadastro do cliente (se preenchido e de serviço);
    • CFOP de Venda da Filial (se preenchido e de serviço);
    • CFOP de Serviço da Filial (se preenchido).

  • Implementado um novo parâmetro para permitir informar o código de uma filial de Destino, ou seja, sincronizar um pedido da filial de origem para outra filial de destino que exista no sistema. Este recurso em especial, facilitará bastante para empresas que utilizam a integração com a Mobly e contam com uma Filial em SP e a Matriz em outro Estado. Habilitando este recurso, não será mais necessário Exportar e Importar arquivos.
  • Ao utilizar o novo parâmetro mencionado acima, a configuração que armazena o código do cliente utilizado na exportação de arquivos deverá ser substituído pelo código do cliente na filial de destino;
  • Ao sincronizar um pedido:
    • Será utilizado o cliente da filial de destino configurado;
    • Serão utilizados os padrões do cliente da filial de destino (como CFOP, Banco, Vencimento e etc);
    • Será replicado o CFOP do cabeçalho para todos os itens do pedido;
  • Se o novo pedido for criado na filial de destino, o sistema armazenará no pedido original o número do pedido criado na filial de destino.
  • Implementado um novo parâmetro para realização do cálculo de lucratividade do pedido sincronizado na filial de destino.

  • Implementada uma correção no processo de criação de endereços de entrega vinculados a pedidos provenientes de marketplaces, como a Mobly. Identificou-se que, durante a importação dos pedidos, mesmo quando todos os dados do endereço de entrega coincidiam com os já cadastrados no Grid ERP — como endereço, número do endereço, bairro, cidade e UF — um novo endereço era indevidamente gerado. O motivo da duplicação estava na divergência do campo do número do endereço, que nos pedidos chegava com o valor “S/N” (sem número), enquanto o padrão adotado pelo Grid ERP para representar essa situação é o valor 0 (zero). A lógica de comparação foi ajustada para considerar equivalentes os endereços cujo número seja “S/N” ou “0”, evitando assim a criação desnecessária de múltiplos registros idênticos de endereço de entrega.

Mudanças Grid ERP | Abril 2025

  • Removido o campo ‘País’ da grade de cadastro de Substituição Tributária (ST);
  • Aprimorada a duplicação de produtos para empresas com multi-filiais, principalmente para quem utiliza o código gerado automaticamente pelo sistema (sequencial numérico).

  • Implementada uma validação para não aceitar Documentos a Receber que possuam o Tipo de Pagamento diferente de 15 – Boleto Bancário. A única exceção será para Documentos a Receber que não possuem nenhum Tipo de Pagamento vinculado.

  • Implementada uma correção ao buscar os produtos marcados para atualização do preço, pois em versões anteriores havia um bug que não retornava todos os produtos marcados de forma correta quando a empresa utiliza subgrupos de produtos, porém, estava com a seleção de grupo inicial e final habilitada na aplicação. Nesta situação, o sistema bloqueia a seleção de subgrupos, porém, continuava validando. Esta validação foi descontinuada quando a seleção de subgrupos estiver bloqueada.

  • Aprimorada a criação de novos produtos para empresas com multi-filiais, principalmente para quem utiliza o código gerado automaticamente pelo sistema (sequencial numérico).

  • Implementada uma melhoria para recomendar o CFOP da Filial caso o cliente vinculado ao orçamento não possua um CFOP válido e se o produto que está sendo incluído também não possuir um CFOP válido. Esta alteração visa somente clientes da mesma UF da empresa.

  • Implementada uma melhoria para recomendar apenas placas de veículos que estão ativos, ou seja, placas de veículos inativos não serão mais listados na busca.

  • Implementada uma fórmula para identificar com quantas casas decimais a empresa trabalha (configuração oriunda do Pc0013 – Filiais – Guia Pedido – Grupo Casas Decimais – Campo Valor Unitário Produto);
  • Nos layouts de impressão, implementado o recebimento da nova fórmula criada na aplicação para:
    • Exibir a mesma quantidade de casas decimais configurada na filia nos valores (à vista e a prazo);
    • Arredondar os valores (à vista e a prazo) conforme a quantidade de casas decimais configurada na filial.

  • Implementada uma grade para seleção de Grupos de Produtos e Subgrupos de Produtos de forma mais prática de dinâmica, removendo os filtros de seleção Inicial e Final. Para empresas que não utilizam controle por subgrupos, a aplicação listará apenas os Grupos.

Mudanças Grid ERP | Março 2025

  • Implementada uma correção na validação do intervalo de Produto Inicial e Produto Final nas funções de Recontar Saldo por Fechamento e Recontar Saldo por Fechamento x Depósitos;
  • Implementada uma correção para recomendar o código do produto inicial e final nas funções de Recontar Saldo por Fechamento e Recontar Saldo por Fechamento x Depósitos.

  • Implementada uma melhoria no processo de abertura da aplicação de NFC-e (Pc0395) para os casos em que a NFC-e é emitida manualmente, ou seja, sem estar vinculada ao faturamento de um pedido. Anteriormente, ao gerar um movimento dessa forma, a aplicação não incluía automaticamente o Número da NFC-e e o Registro da Série da NFC-e nos itens do movimento. Isso dificultava a correta identificação e processamento do registro. Com essa melhoria, quando a NFC-e for emitida manualmente, a aplicação passará a utilizar os valores do Número da NFC-e e do Registro da Série da NFC-e diretamente do cabeçalho do movimento.

  • Implementada uma rastreabilidade nos logs de Reserva dos Produtos ao realizar operações de:
    • Agrupamento de Pedidos;
    • Estorno de Agrupamentos de Pedidos.

  • Ajustado problema que tinha no botão Enviar e-mail que após fechar a tela, o processo de envio era feito igual.

  • Para NFC-es criadas manualmente, ou seja, sem o faturamento de um pedido, a aplicação passará a salvar o Número da NFC-e e o Registro da Série da NFC-e para cada item faturado.

Mudanças Grid ERP | Fevereiro 2025

  • Integração com a API oficial da Meta para o WhatsApp. Esta nova integração pode ser adquirida mediante contato com o setor comercial da empresa e já está integrada com as aplicações padrões do sistema:
    • Pedidos;
    • Orçamentos;
    • Notas Fiscais Eletrônicas de Serviço;
    • Notas Fiscais Eletrônicas de Saída;
    • Boletos individuais.


 

Mudanças Grid ERP | Janeiro 2025

  • Ao duplicar um produto, o sistema irá deixar o campo do Preço Médio zerado para o  novo produto criado.
  • Implementada uma validação adicional na aba Unidade Equivalente do cadastro de produtos, garantindo que a Quantidade Equivalente não possa ser registrada com o valor zero.

  • Implementada uma nova validação, para obrigar o preenchimento do Grupo de Documento a Pagar para fornecedores, se a nova opção criada na aplicação de Parâmetro das Pessoas (Pc0029) estiver habilitada (Guia Fornecedor, opção Grupo de Documento a Pagar marcada).
  • Implementada uma nova validação, para obrigar o preenchimento da Conta Contábil para fornecedores, se a nova opção criada na aplicação de Parâmetro das Pessoas (Pc0029) estiver habilitada (Guia Fornecedor, opção Conta Contábil marcada).

  • Na guia “Fornecedor” foram implementados dois novos campos:
    • Grupo de Documento a Pagar: Quando esta opção estiver habilitada, não será permitido cadastrar ou editar cadastros de Fornecedores se o campo do Grupo de Documento a Pagar não estiver preenchido e válido.
    • Conta Contábil: Quando esta opção estiver habilitada, não será permitido cadastrar ou editar cadastros de Fornecedores se o campo da Conta Contábil não estiver preenchido e válido.

  • Inserir Produtos – Mantém Produtos Já Gravados: Foi implementada uma funcionalidade que exibe um aviso de confirmação sempre que o usuário seleciona a opção “Não” no campo “Mantém Produtos Já Gravados”. Caso o usuário cancele a ação, a seleção é automaticamente revertida para “Sim”.
    • Se o usuário selecionar “Não”, será exibido um aviso com a mensagem:
      •  “Todos os itens da tabela de preço serão excluídos e substituídos pelos novos, conforme as validações selecionadas. Deseja continuar?”

  • Implementado um parâmetro que controla a edição dos campos “Etiqueta Inicial” e o botão “Etiqueta”. Se o parâmetro estiver preenchido o campo “Etiqueta Inicial” e o botão “Etiqueta” vão ficar desbloqueados.
  • Desabilitada a edição da coluna “UN” da grade de itens.

  • Na funcionalidade de duplicação de Documentos a Pagar, foi implementado um novo recurso, denominado como “Parcela única”. Este recurso permitirá aos usuários do sistema a duplicação de uma Conta a Pagar mesmo que a série contenha letras, sendo possível também, definir manualmente as novas informações do documento, como: Número, Série, Vencimento e Valor. O recurso de duplicação anterior foi mantido e se encontra na guia “Múltiplas parcelas”.

  • Implementada validação para não permitir salvar novos registros sem código.
    Mensagem de erro: “O preenchimento do ‘Código’ é obrigatório!”

  • Quando o arquivo de remessa já foi gerado, os botões Confirmar, Criar e Incluir Títulos com Alteração, ficam bloqueados.
  • Caso o arquivo de remessa ainda não tenha sido gerado, o botão Voltar fica bloqueado.
  • Mensagem de erro ERRO-008, atualizada para: 
    • “A remessa X ainda não foi confirmada. Para gerar o arquivo a ser enviado ao banco, clique em “Confirmar”. Caso não deseje prosseguir, você pode excluir a remessa clicando no botão “Excluir” localizado na parte superior da aplicação.”
  • Bloqueada alteração do campo ‘Número’, do botão ‘Voltar’.

  • Ajustado o erro que aparece ao tentar realizar o fechamento do mês atual:
    “Não é permitido fazer o fechamento do mês atual!
    Se necessário verificar o estoque atual, utilize as seguintes aplicações:
    – Pr0093 – Inventário do produto
    – Pr0096 – Contagem do estoque”

  • Implementada uma melhoria na leitura dos retornos, quando o Valor do Abatimento vier na mesma linha do Valor Pago. Em versões anteriores, o Status do Documento a Receber nesta situação ficava ‘Em Aberto’, mesmo quando o Valor do Abatimento somado ao Valor Pago eram iguais ao Valor Total do Documento a Receber. Isso se devia ao fato de que o sistema esperava que o Valor do Abatimento viesse sempre em uma linha individual.

  • Corrigido um erro no cálculo da coluna “Valor” impresso no relatório. O valor apresentado pelo relatório é sempre baseado na quantidade de saída do período informado, no entanto, o valor não era devidamente calculado para o primeiro movimento encontrado, gerando inconsistência para os movimentos seguintes.

  • Implementada uma seleção de Status do orçamento:
    • Em Aberto;
    • Gerou pedido;
    • Cancelado;
    • Todos;
    • Todos, exceto cancelados.
  • Alterada a nomenclatura de seleção de vendedor (por intervalo ou lista) e incluso um ToolTip (informação) para ficar mais intuitivo ao usuário;
  • Implementadas melhorias na lista de seleção de vendedores, para que o relatório identifique corretamente quando todos os vendedores estiverem selecionados;
  • Implementada uma melhoria na opção de ‘Mostrar itens’, para que quando o orçamento não possua nenhum item lançado (exemplo de orçamentos novos ou cancelados) o relatório exiba o orçamento na impressão da mesma forma.

Mudanças Grid ERP | Dezembro 2024

  • No prompt (caixa de busca) das Contas contábeis de clientes o sistema passará a exibir apenas as contas que são de Entrada;
  • No prompt (caixa de busca) das Contas contábeis de fornecedores o sistema passará a exibir apenas as contas que são de Saída.

  • Ao entrar no campo “Conta Ctb.” na linha de recebimento e não havendo uma Conta contábil preenchida, o sistema irá recomendar a conta contábil na seguinte ordem (quando houver):
    • Conta contábil vinculada no cadastro do cliente;
    • Conta contábil vinculada na Conta Caixa utilizada para recebimento;
    • Conta contábil vinculada no Histórico de Recebimento utilizado.
    • Importante: Se o código da Conta contábil for alterado em um dos cadastros acima, e o Documento a Receber já estiver aberto, é necessário acessá-lo novamente para que o sistema recomende a Conta contábil atualizada.
  • Na grade de Registros de Recebimento, a coluna Histórico filtrará ao abrir os registros respeitando a configuração da Filial. Inativos, Ativos, ou Todos. Também foi incluído no prompt o botão para seleção do status, caso o usuário queira mudar.

  • Ao importar um arquivo de retorno, quando for criada uma linha de recebimento, o sistema irá utilizar primeiramente a Conta contábil vinculada no cadastro do cliente e posteriormente, seguirá a mesma lógica de preenchimento implementada na aplicação de Documentos a Receber (Pc0045).

  • Ao calcular uma NF-e, quando houver um vencimento com liquidação imediata (pagamento à vista ou entrada), o sistema irá criar a linha de recebimento com o preenchimento do campo da Conta contábil vinculada no cadastro do cliente e posteriormente, seguirá a mesma lógica de preenchimento implementada na aplicação de Documentos a Receber (Pc0045).

  • Implementado um novo parâmetro para fazer o controle do campo Série aparecer ou não na tela principal. Isso é configurado no botão configurações da própria tela pelo Suporte. Basta marcar ou desmarcar a nova opção “Seleção de série”. Ao marcá-la, o campo de série do botão de configurações ficará em branco e inativo, aparecendo o campo da tela principal, e respeitando-o nos filtros de busca. Caso desmarcada a opção, a aplicação libera o campo Série do botão configurações, e esconde o campo da tela principal, respeitando então, a série informada nas configurações do programa.

Ao calcular uma NFC-e, quando houver um vencimento com liquidação imediata (pagamento à vista ou entrada), o sistema irá criar a linha de recebimento com o preenchimento do campo da Conta contábil vinculada no cadastro do cliente e posteriormente, seguirá a mesma lógica de preenchimento implementada na aplicação de Documentos a Receber (Pc0045)

  • Implementado um novo botão denominado como “Aumento de valores”. Funcionalidades:
    • Através deste recurso poderá ser repassado um percentual de aumento para os clientes que forem selecionados na grade de dados, onde todos os clientes que possuem um serviço fixo estão lançados;
    • O processo aumenta o valor unitário dos serviços, recalculando também, o valor total final. O cálculo do valor final é baseado na Quantidade (do serviço) multiplicado pelo Valor unitário (já com o reajuste aplicado);
    • O processo possui um parâmetro para ignorar códigos de serviços que não devem passar pelo reajuste. Um exemplo onde pode ser aplicado se tratam dos serviços parcelados com valores pré-estabelecidos via orçamento ou contrato.

  • Após sair do campo ‘Cliente’ (se não for um registro salvo) será recomendado o Representante do cliente.;
  • Implementada uma correção na geração do XML, quando está habilitada a função de agrupar os serviços em um item único. Em versões anteriores, o campo do Total dos Serviços ficava incorreto quando havia um desconto aplicado.

  • Implementado um novo parâmetro para mostrar ou não o campo Série, para permitir que o usuário selecione a série de faturamento do pedido. Caso o parâmetro esteja desabilitado, o sistema utilizará a série do Usuário para a respectiva Filial (se houver configuração) ou a definida no Cadastro do Usuário.

  • Implementado o totalizador de Juros de Documentos a Pagar no Grupo Lançamento correto do título. Anteriormente, o valor do juros estava sendo acrescentado em um Grupo de Lançamento ‘Geral’. Esta mudança impacta apenas empresas que utilizam a geração do arquivo com Grupos de Lançamentos Alternativos.

Mudanças Grid ERP | Novembro 2024

  • Campo de descrição do prompt de duplicação de produto alterado para suportar apenas 120 caracteres;
  • Se parametrizado na filial, “Informar Família” como “N”, campo “Família” do prompt de duplicação de produto fica bloqueado;
  • Melhoria Múltipla Filiais:
    • Ao cadastrar um novo produto, a aplicação irá realizar o cadastro de todos os depósitos respectivos a sua filial ao novo produto, desde que: 
      • Filial Duplique produto;
      • Produto Controle estoque;
      • Filial Controle estoque;
      • Depósito Duplique Produto.

  • Alterada mensagem de erro ao tentar duplicar um CFOP que já existe para: “O CFOP %1, informado como destino, já está registrado no sistema. Acesse o cadastro correspondente e faça as alterações necessárias”.

  • Implementado um parâmetro para efetuar a troca do Vendedor e o % de Comissão  em todos os registros relacionados ao Documento a Receber: Nota, Itens da NF-e (Produtos e Serviços), NFC-e, Pedido, Itens do Pedido e demais parcelas.

  • Tratado erro do SPED quando NF-e não possui CNPJ/CPF no cadastro do cliente.

  • Melhorias Múltiplas Filiais: 
    • Ao importar o XML de uma NF-e, a aplicação irá cadastrar novos fornecedores em todas as filiais do sistema, desde que o recurso de duplicação de pessoas nas filiais esteja ativo;
    • Ao importar o XML de uma NF-e, a aplicação irá cadastrar novos produtos em todas as filiais do sistema, desde que o recurso de duplicação de produtos nas filiais esteja ativo.
  • Implementada uma melhoria na função de criação de novos produtos, para que seja utilizada a Unidade de Medida definida na coluna “Un” da grade temporária de produtos ao invés de assumir sempre a Unidade de Medida do produto base. Esta alteração ocorreu, pois gerava divergência quando a Unidade de Medida do produto que estava sendo criado era diferente da Unidade de Medida do  produto base, exemplo um produto PR (par) que é novo e o produto base sendo como UN. Esta mesma regra também se aplica para a Unidade de Medida Tributável;

  • Ao importar o XML de uma NF-e, na grade de produtos importados, o sistema permitirá mudar a quantidade livremente, recalculando o valor unitário e o custo. Em versões anteriores, era obrigatório existir um cadastro de Unidade de Conversão previamente cadastrado para o Produto x Unidade do Fornecedor. Esta mudança ocorreu principalmente para contornar os problemas ocasionados quando a empresa recebia um produto novo e utilizava cadastro automático de itens, onde era necessário importar o XML para gerar os novos cadastros, excluir a NF-e, cadastrar as unidades equivalentes nos produtos novos e reimportar o XML para que o sistema efetuasse a conversão:

    Antes da conversão ser realizada diretamente pela grade de itens:


    Depois da conversão da quantidade, realizada diretamente pela grade:

    Recomenda-se trocar a informação na coluna Un também.
  • Implementada uma nova configuração para que ao clicar no botão de Gerar NF-e de Entrada, o sistema emita um aviso caso existam produtos com unidade de medida divergente da unidade de medida em relação ao cadastro do produto. Esta opção é útil para identificar possíveis produtos que não passaram por uma conversão de unidade de medida, ou quando o fornecedor utiliza uma unidade diferente do seu cadastro de produto no Grid ERP:

  • Implementada uma tratativa para que o sistema não emita o aviso de depósito não localizado para o produto quando se tratar de um produto novo, que será cadastrado no ato da geração da NF-e de Entrada:

    Antes:

    Depois: O aviso não será mais emitido, pois o XML importado continha apenas um produto novo, por isso não havia depósito existente para o respectivo produto.

  • Implementada uma tratativa para que o sistema não emita o aviso de depósito de terceiro não localizado para o produto quando se tratar de um produto novo, que será cadastrado no ato da geração da NF-e de Entrada;

  • Implementada uma melhoria visual no aviso de divergência de CNPJ ao importar um XML que não contenha a própria empresa como destinatária. Agora, o sistema exibirá os dois CNPJs um abaixo do outro e com formatação:

    Antes:

    Depois:

  • Implementada uma melhoria para que o aviso de percentual de custo acima ou abaixo do definido para alerta nas configurações da aplicação seja emitido apenas quando o cadastro do produto possuir um preço de custo maior que zero.

 

  • Botão de “Enviar NFC-e” fica bloqueado quando não houver itens na NF-e.

  • Campo “Ct. Ctb. Padrão” do prompt de configurações do botão de gerar nota de entrada, fica bloqueado quando na filial estiver configurado contas contábeis como “N”.

  • Implementada nova mensagem “NF-e incluída manualmente na aplicação; é necessário realizar o download do XML diretamente pelo portal da SEFAZ“ para quando NSU está 0.

  • Incluído código do produto na mensagem de erro no CFOP ao tentar calcular orçamento.

  • As grades cor, linha, família e o campo de tabela de preço ficam bloqueados quando na filial estiver parametrizado para não utilizar.
  • Criado um novo programa virtual chamado “PRODUTO” no PC0089, responsável pela parametrização da utilização de espessura para o produto, se preenchido com “S” no conteúdo 1, a grade da espessura vai ficar desbloqueada.

  • Nas função responsável por criar o Contas a Receber das NF-es emitidas contra a MadeiraMadeira, foi implementado o preenchimento do campo % Faturamento nas parcelas geradas.

Mudanças Grid ERP | Outubro 2024

  • Implementado novos campos: ‘Série NF-e’ e ‘Série NFS-e’;
  • Os campos comportaram a série de cada usuário para a filial selecionada;
  • Será listado as séries fiscais conforme a filial selecionada.
  • A série informada será recomendada nas aplicações: Pc0242, Pc0478, Pc0469 entre outras.

  • Implementada uma melhoria para que o sistema efetue o cálculo de Juros apenas se a linha de recebimento estiver com o campo de Juros zerado;

  • Implementada uma melhoria para considerar a Taxa de Juros primeiramente do banco vinculado ao título. Se o banco não possuir uma Taxa de Juros definida, a aplicação utilizará a Taxa de Juros das configurações da Filial.

  • Implementado um parâmetro para que seja possível definir quantas casas decimais serão exibidas nos campos de quantidade (Atual, Reservada e Saldo). Por padrão, o sistema exibe 4 casas decimais, podendo ser configurado até 8 casas decimais.



  • Implementado um parâmetro para permitir a deleção de Tabelas de Preço. Em versões anteriores, a deleção não era permitida.

  • Implementada validação para não permitir cancelar notas fiscais de saída que já foram estornadas ou devolvidas;

  • Implementada uma alteração na validação para recalcular os volumes e pesos da NF-e mesmo que a Série Fiscal esteja com o recurso de Manter Volumes e Pesos informados no Cabeçalho (manualmente) ativo. Se a NF-e estiver com os Volumes ou Peso Bruto ou Peso Líquido zerado, o sistema irá calcular com base no cadastro de cada produto presente na NF-e multiplicado pela quantidade faturada.

  • Para NF-es com situação 8  (campo COD_SIT igual a “08”), o gerador do Sped Fiscal EFD ICMS/IPI passará a contemplar o preenchimento do Valor do Desconto (VL_DESC), mesmo existindo a Exceção 4 do Registro C100 que não obriga o envio deste campo;
  • Na geração do Registro C190 para Notas Fiscais de Saída, foi implementado no campo VL_OPR o abatimento do ICMS Desonerado.

  • Ao duplicar uma NF-e de Saída que gerou Movimentação de Estoque, o sistema irá remover o número identificador desta movimentação nos itens da NF-e que será gerada ao final do processo de duplicação.

  • Desenvolvida uma nova configuração que permitirá agrupar os itens na NFS-e. Esta funcionalidade poderá ser utilizada quando o sistema da Prefeitura onde a NFS-e está sendo emitida não aceita mais de um serviço e a empresa deseja faturar múltiplos serviços.

  • Na aplicação para Envio do Estoque, foi implementada uma correção na obtenção do Id dos Depósitos dos produtos, permitindo a correta sincronização dos saldos com a API v3 da Bling v3.

  • Implementado um parâmetro para que seja possível ler o quadro de fatura dos XMLs de Saída recebidos, para que o serviço efetue a importação do Contas a Receber automaticamente quando houver.

Mudanças Grid ERP | Setembro 2024

  • Na grade ST, ao tentar incluir um novo registro na grade sem o país informado, é gerado a mensagem de erro “País não preenchido!”, impedindo que o usuário prossiga com o processo, o mesmo ocorre para o campo estado, gerando a mensagem “Estado não preenchido!”.
  • Ajustado erros gerados quando tentar excluir produto com Redução de ICMS, Substituição Tributária, Depósito, quando encontrado registro vinculado, é direcionado para a aba e gera a mensagem informando;
  • Implementado preenchimento automático do campo “Baixa Componentes” com o valor “N” quando o tipo do produto for diferente de “K”.
  • Inserido informação no tooltip do campo “Prazo dias” com o impacto do valor preenchido no campo: “O Prazo Dias está diretamente relacionado ao cálculo do índice de markup e do preço sugerido, influenciando os resultados no simulador de vendas padrão ou personalizados. Quanto maior o valor de prazo informado, maior será o impacto no valor final calculado.”
  • Na guia ST, coluna “País” e “Estado” são validados na passagem do campo.
  • Na guia Redução, Ajustado validações ao passar pelos campos “País” e “Estado”.
  • Ajustado erro ao não informar “Indicador de I.E”, informando a seguinte mensagem: “Indicador de I.E inválido!”.

  • Ajustado erros gerados quando tentar excluir produto com Redução de ICMS, Substituição Tributária, Depósito, quando encontrado registro vinculado, é direcionado para a aba e gera a mensagem informando.
  • Corrigido erro de fechar toda a tela ao clicar no botão Estoque mais de uma vez.

  • Ajustado erro de validação do campo “Código”: “Código informado inválido! Valor fora do intervalo 1 – 9999”.
  • Ajustado erro de validação do campo “Descrição”: “Descrição deve ser informada!”.

  • Adicionadas validações em todos os campos (se são válidos/brancos);
  • Ao sair do último campo, adicionada pergunta se deseja salvar o registro.

  • Adicionado validação para não permitir inserir módulos inativos;
  • Inserido validação de senha ao clicar no botão “Módulos” para o usuário do SUPORTE;
  • Inserido validação na inserção de novos programas para o usuário, validando se é um programa cadastrado na empresa, não atendendo a condição é gerado a seguinte mensagem: “Programa não cadastrado para a empresa!”.

  • Sugeridos nos campos Calcula PIS, e Calcula COFINS, o valor ‘N’ se CST PIS/CST COFINS, respectivamente, forem 04, 06, 07, 08 ou 09.

  • Ajustada a rotina responsável por gerar o movimento de estoque ao atender um pedido de compra, quando as configurações da empresa estão com tal recurso habilitado. Em versões anteriores, o sistema poderia não salvar corretamente o número do movimento de estoque gerado;
  • Implementada uma rotina para retirar do estoque as quantidades atendidas ao estornar um pedido de compra que gerou movimentação;
  • Implementada uma rotina para não permitir estornar um pedido de compra atendido com movimentação de estoque, se algum produto ficar com o estoque negativo. Esta regra se aplica apenas se a filial possuir a configuração para não permitir estoque negativo habilitado;
  • Implementada uma correção no cálculo da previsão de parcelas do Contas a Pagar, quando o pedido de compra possui IPI ou Substituição Tributária, pois em alguns casos, o valor da previsão ficava incorreto;
  • Implementado um contorno vermelho na coluna da grade de produtos do pedido de compra, exibindo de forma prática qual coluna está com o foco do cursor.

  • Ajustada validações do campo Tipo e Bairro, para serem validados ao sair dos respectivos campos, ou, ao tentar salvar o registro;
  • Ao abrir a tela pelo Pc0028 (Pessoas), o sistema já irá posicionar o cursor no campo Tipo;
  • Ao abrir a tela de forma individual, o sistema irá posicionar o cursor no campo “Pessoa”.

  • Validações dos campos Código e Descrição, estão sendo feitas na inserção de novos dados e na tentativa de salvamento, se o código for igual a 0, é gerada a mensagem “Código informado inválido!”, e se a descrição estiver vazia, é gerada a seguinte mensagem “Descrição não preenchida!”.

  • Ajustado para o campo período ser liberado e manipulado, caso a FILIAL utilize a configuração de utilizar. Antes, permanecia sempre bloqueado. Agora, sugere o valor caso este seja informado na filial, e libera o campo para edição caso esteja configurado como ‘S’.

  • Implementada validação no código da máquina, verificando se foi incluído um registro existente, caso contrário gera a seguinte mensagem: “Máquina inválida!”.

  • Atualizada a lista com os códigos de rejeições ao Assinar uma NF-e;
  • Atualizada a lista com os Meios de Pagamento da NF-e.

  • Atualizada a lista com os códigos de rejeições ao Assinar uma NF-e;
  • Atualizada a lista com os Meios de Pagamento da NF-e.

  • Adicionada validação antes de gerar o arquivo no diretório, se o mesmo é válido.

  • Quando nas configurações da filial (Pc0013) o campo custos estiver como “N”, o container “Markup” vai ficar bloqueado.

  • Implementada uma barra de impressão, para que seja possível fechar a impressão da Carta de Correção quando ela estiver na forma maximizada.

  • No prompt da seleção de cliente foi definida a situação “Ativo” como padrão.

  • No campo Série o sistema irá recomendar a série de produtos conforme o cadastro do usuário.

  • Ajustado o preenchimento do campo de descrição do “Markup” para atualizar conforme código preenchido e limpo quando clicado em “Limpar todos”.

  • Atualizada a lista com os Meios de Pagamento da NF-e;
  • Implementado um recurso rápido para identificação do consumidor ao enviar a NFC-e para a SEFAZ, caso ainda não tenha sido identificado.

  • Implementada uma rotina para efetuar o faturamento de todos os itens inclusos na venda ao finalizá-la.

  • Ao abrir a tela, o campo “Série” é preenchido com a série configurada para o usuário na tela Pc0007 (Usuários);
  • No prompt da seleção de banco, o sistema ficará com a situação “Ativo” como padrão.

  • Implementada uma rotina para alterar a data dos movimentos de estoque (normal e de terceiros) quando a Data de Entrada da NF-e for modificada;
  • Implementada uma validação para não permitir salvar a alteração se a Data de Entrada foi alterada e já contiver um Fechamento Mensal de Estoque realizado dentro do Ano/Mês informado.

  • Data emissão inicial e final é sugerida de acordo com o número inicial e final escolhido;
  • Container “Já Impressa” tem como valor padrão a opção “Sim”.

  • Implementado um novo parâmetro que quando preenchido com qualquer valor, o container “Seleção de CNPJ/CPF” ficará bloqueado, caso o campo “Destinatário do recibo” esteja preenchido.

  • Data de emissão inicial e final é sugerido o primeiro e último dia do mês atual;
  • Data de vencimento inicial e final é sugerido o primeiro e último dia do mês atual.

  • Removida as colunas “Ordem” e “Representante”;
  • No cabeçalho do relatório, substituído o nome do campo “Representante” por “Pessoa”.

Mudanças Grid ERP | Agosto 2024

  • Implementada funcionalidade, para quando pressionar a tecla ‘Enter’ abrir o programa selecionado (A alteração de favorito, deverá ser feita através do click do mouse).

  • Desabilitada a opção de ‘Aviso’ na guia email no cadastro para empresas que não possuírem o Serviço necessário para realizar o processo. 

  • Implementada nova função para recomendar o campo ‘Tipo IPI’ conforme o valor da ‘%  IPI’, ou seja, se o valor da % do IPI for maior que 0, será recomendado o tipo ‘Tributado’, caso contrário ‘Isento’.

  • Implementado verificação para quando ‘CST IPI’ = 51, recomendar ‘N’ para a opção ‘Calcula IPI’
  • Implementada filtro para a seleção de CFOP de Estorno (Guia Movimentação > Nota Fiscal de Devolução/Estorno > CFOP Estorno:) para exibir apenas CFOP’s com a Finalidade 3 – Ajuste
  • Implementada filtro para a seleção de CFOP de Devolução (Guia Movimentação > Nota Fiscal de Devolução/Estorno > CFOP Devolução:) para exibir apenas CFOP’s com a Finalidade 4 – Devolução

  • Oculto as colunas ‘Caixa’ e ‘Conta Caixa’ caso a filial esteja configurada como Caixa: ‘N’ (Pc0013 > Geral > Controle de Módulos > Caixa).
  • Removida as colunas ‘D. Bancária’,  ‘D. Cartório’ e ‘Observação’ da grade, as mesmas estão disponíveis nas ‘Colunas a Escolher’.
  • Oculto a coluna ‘Conta Ctb.’ caso a filial esteja configurada como Utiliza Contas Contábeis: ‘N’ (Pc0013 > Geral > Caixa > Utiliza Contas Contábeis).
  • Implementada validação para não permitir Contas Contábeis cujo ‘Tipo’ seja diferente de ‘E’;
  • Implementada validação para não permitir a exclusão de Documentos a Receber vinculados à uma NF-e, NFC-e ou NFS-e.

  • Oculto as colunas ‘Caixa’ e ‘Conta Caixa’ caso a filial esteja configurada como Caixa: ‘N’ (Pc0013 > Geral > Controle de Módulos > Caixa).
  • Removida as colunas ‘Observação’ e ‘Vl. Desp’ da grade, as mesmas estão disponíveis nas ‘Colunas a Escolher’.

  • Implementada coluna na grade de itens de pedido, trazendo a informação “Data de Entrega”. Essa coluna estará disponível clicando no cabeçalho da grade, com o botão direito, e arrastando ela para o cabeçalho.

  • Na coluna “tipo”, foi implementado um novo. ‘A’ – Abatimento. Caso o arquivo de retorno possua valor de abatimento, descontará do valor total do documento, ou até mesmo o quitará (situação ficará ‘P’, pago), se o valor se igualar ao valor total.

  • Implementado o cálculo do valor abatimento, caso o tipo de movimento for igual a ‘A’, descontando do valor total do documento, recalculando o valor em aberto, ou até quitando o documento caso este valor (somado com descontos, valor pago, se existirem) se iguale ao valor total do documento.

  • Implementada uma melhoria na mensagem de erro quando o CFOP do cabeçalho informado não existir ou quando estiver em branco, antes de salvar a NF-e.
  • Implementado um novo parâmetro para sempre alterar automaticamente o campo “Indicador de intermediador/marketplace” para “Operação sem intermediador (em site ou plataforma própria)” ao calcular a nota.
  • Implementado um arredondamento de duas casas decimais no Valor do IPI para a aplicação de Devolução de Mercadorias (Pc0392), quando ocorrem devoluções parciais, pois em alguns casos, o Valor do IPI ficava com casas decimais acima do máximo permitido (2). 
  • Implementada nova verificação ao calcular e/ou recalcular a nota, atualizar o código de NCM do produto para o mesmo do seu respectivo cadastro. A verificação poderá ser ignorada conforme configuração da aplicação.

 

  • Implementada uma correção no Valor do IPI para considerar sempre duas casas decimais para as NF-es de Saída, mesmo que no Banco de Dados tenha ficado salvo um número de casas decimais acima do máximo permitido (2).

  • Implementada a inclusão das Notas Fiscais de Saída (modelo 55) Canceladas e Denegadas no Registro C100.

  • Implementada uma correção no cálculo do ICMS ST quando o CFOP do produto está configurado para o Frete não Incidir sobre a Base de Cálculo. 
  • Implementada uma validação para não permitir a substituição do produto quando o item já estiver salvo. Esta medida visa garantir a integridade da informação quando o pedido já está em Lote de Produção; 
  • Implementada uma tratativa para que o sistema efetue o cálculo do pedido sempre que o usuário requisitar a impressão (desde que o pedido não esteja cancelado ou faturado), visando a atualização dos valores caso algum parâmetro fiscal tenha sido alterado.

  • Implementado o preenchimento dos campos “NATRETENCAO” e “COD_SERV_MAO_OBRA” para o Registro A17R quando os códigos estiverem vinculados dentro do cadastro do Imposto, através do Pc0677 – Impostos para NFS-e JB (A17R);

  • Implementada a inclusão das Notas Fiscais de Saída (modelo 55) Canceladas e Denegadas no Registro C100.

  • Implementados dois novos campos para preenchimento das informações “NATRETENCAO” e “COD_SERV_MAO_OBRA”, respectivamente, conforme disposto no manual Sped Fiscal JB – A17R. Estes campos podem ficar sem preenchimento, se necessário.

  • Na impressão com quebra por Data de Entrega, foi implementada uma correção para ordenar corretamente conforme o dia/mês/ano, pois em versões anteriores, o relatório estava ordenando os pedidos pelo dia da semana.

  • Implementada uma tratativa para ignorar a seleção de Linha de Produtos, quando a filial está configurada para não utilizar esta parametrização.

  • Incluso teste de um novo parâmetro (SEL12CONTEUDO) no botão Enviar NFC-e. Caso este parâmetro esteja diferente de branco, e, o CNPJ/CPF do consumidor não estiver preenchido, pergunta se deseja identificar o consumidor. Se confirmado como sim, abre o popup de identificação de consumidor.

Mudanças Grid ERP | Julho 2024

  • Adicionado um novo ícone no cabeçalho da tela, chamado Usuários, que roda a aplicação Pc0652 – Gerenciamento de usuários.

  • Quando informado manualmente 0 dias como prazo, o campo ‘1ª Parcela Quitada’ será atualizado para ‘S’, quando todas as parcelas forem excluídas pelo botão ‘Excluir parcelas’, o campo retorna para ‘N’. Se apenas tem um registro na tabela e ele é excluído, o campo ‘1ª Parcela Quitada’ também é atualizado, para ‘N’.

  • Implementado capslock em todos os campos alfanuméricos.

Incluído mais informações na mensagem de erro ao tentar alterar o tipo do documento quando possui registro de pagamento.

Não é possível alterar o ‘Tipo’ do documento se possuir registros de pagamento.
Solução: Exclua a linha de pagamento para posteriormente alterar o tipo do documento.”

  • Implementado bloqueio de criação de NF-e de estorno se o CFOP utilizado/vinculado estiver com a finalidade 4 – Devolução. É gerada a seguinte mensagem de erro:

    “Finalidade do Código Fiscal de Operação (CFOP) da Nota Fiscal de Saída não condiz com a operação!\ Código: Nota Fiscal de Estorno não criada!”

  • Ajustado informação do motivo do erro quando tenta calcular uma NF-e com vencimento parametrizado com S para os campos ‘Parcelas Iguais’ e ‘ST’ para: “Não é permitido selecionar a opção ‘Parcelas Iguais’ = ‘S’ quando o campo ‘ST’ estiver definido como ‘S’ na primeira parcela. Efetue o ajuste dos campos do vencimento através do Pc0023 e tente novamente.”
  • Resolvida a mensagem de erro que ocorria quando o usuário tentava inserir um novo registro na tabela de recebimentos. Agora, permanece apenas a mensagem de aviso que já tinha, informando que não é possível incluir um novo registro.

  • Implementado validação de CFOP ao realizar a finalização de um pedido de venda.

  • A tabela de notas permanecerá bloqueada até que um código de fornecedor válido seja informado. Este mecanismo de validação assegura que nenhuma operação ou modificação possa ser realizada na tabela de notas sem a prévia identificação de um fornecedor.

Implementado na importação da nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) de Bento Gonçalves (Abase), a importação de dois novos modelos de xml;

  • Lote de NFS-e 
  • NFS-e Avulsa

  • Ajustado problema de visualização no relatório, dados estão sendo exibidos normalmente.

  • Alterada a exibição do campo ‘Indicador de I.E’ para a descrição do tipo de pessoa.

  • Implementada mensagem de erro ao tentar incluir um novo registro na tabela de documento: “Não é permitido inserir novos registros! Pressione F5 para abandonar!”

Mudanças Grid ERP | Junho 2024

Melhoria de desempenho nos seguintes relatórios para os clientes que utilizam PostgreSQL:

  • Relação de Estados da Fedaração (Pr0001);
  • Relação de Moedas (Pr0002);
  • Relação de Regiões de Clientes (Pr0003);
  • Relação de Linhas de Produtos (Pr0004);
  • Relação de Faixas de Crédito (Pr0005);
  • Documentos Pagos (Pr0077);
  • Notas de Entrada por Produto (Pr0099);
  • Notas Fiscais por Data Entrada (Pr0180);
  • Relação de Grupos de Produtos (Pr0006);
  • Relação de Documentos (Pr0007);
  • Relação de Depósitos (Pr0008);
  • Relação de Grupo de Clientes (Pr0009);
  • Relação de Grupos de Fornecedores (Pr0010);
  • Notas Fiscais por Estado (Pr0178).

  • Implementada a alteração do código de produto antigo pelo novo código na tabela de Itens da NFC-e.

  • Ajustada a ordenação da coluna ‘Data Entrada’, para que valide data, mês, ano e não somente o dia.

  • Para notas de Importação, na rotina que verifica se o valor dos pagamentos condiz com os valores que compõe o total da NF-e (Produtos, ICMS, II e etc), foi alterado para que o sistema passe a utilizar diretamente o valor total da NF-e devido às variações de cálculo do total;
  • No erro que informa que uma Chave de Acesso já está vinculada a outra NF-e de Entrada, foi implementado um recurso para redirecionar o usuário para a NF-e já existente.

  • Implementada uma tratativa para que o aviso “Deseja enviar o boleto para o cliente?” não seja exibido quando o Tipo de Cobrança vinculado à Nota Fiscal está configurada com a opção “Imprimir Boletos” = “Não”;
  • Implementada a inclusão do valor do IPI Desonerado no valor de Desconto da NF-e, caso o CFOP vinculado ao item de venda esteja configurado para cálculo de IPI e o cliente possua a configuração de Desoneração de IPI ativa.

  • Formatada a exibição do campo ‘Alíquota’ para percentual (ex.: 0,00%).

  • Na geração do Sped Fiscal EFD ICMS/IPI, foi implementada uma validação no Registro E520 (Apuração do IPI) para que Documentos Fiscais Cancelados (SIT_DOC = 2) ou Denegados (SIT_DOC = 4) não sejam analisados nos somatórios de Crédito e Débito do valor de IPI.

  • Tamanho da coluna ‘Banco’ ajustado para conseguir exibir códigos maiores.

  • Implementada trativa para que quando selecionado ‘Receber’ no tipo de documentos, os campos data inicial e final de pagamento fiquem bloqueados;
  • Implementada trativa para que quando selecionado ‘Pagar’ no tipo de documentos, os campos data inicial e final de recebimento fiquem bloqueados.

  • Implementada nova funcionalidade, para quando ao importar um pedido redirecionar a NFC-e que está pendente, desde que a configuração para não permitir NFC-e’s fora de sequência estiver ativa.

  • Inserido informação do programa inicial e final selecionado no cabeçalho, exibido apenas se for preenchido os campos de programa inicial e final;
  • Incluído campo usuário no relatório;
  • Quebra por usuário ou programa;
  • Nome da quebra é exibido o nome do usuário ou nome do programa dependendo da opção de quebra escolhida;
  • De acordo com a quebra selecionada, é exibido o total dos programas do usuário ou o total de usuários por programa;
  • Implementado filtro de seleção de programa inicial e final, filtro não obrigatório;
  • Implementado opção de quebra por usuário e programa.

  • Bloqueio do filtro ‘Região de Cliente’ quando cliente não possui parametrização de região selecionada na tela Pc0029;

  • Implementada nova tela para alteração de comissão do item da nota;
  • Implementada validação do valor da comissão, não podendo ser menor que 0 e maior que 100;
  • Não é possível criar novos registros, apenas alterar o valor da comissão. O restante dos campos ficam bloqueados para edição;
  • Filtro no campo ‘Nota’ para exibir somente as notas relacionadas à série selecionada no campo ‘Série’.

Mudanças Grid ERP | Maio 2024

  • Ajustada a visualização do campo ‘Status’ para exibir a descrição de cada um.

 “” = “Não Autorizada” 

“I” = “Impressa”       

“C” = “Cancelada”      

“D” = “Denegado”       

0 = “Criada”           

1 = “XML Gerado”       

3 = “Assinada”         

4 = “Autorizada”       

5 = “Rejeitada”        

6 = “Denegada”         

7 = “Cancelada”        

8 = “Inutilizada”      

9 = “Impressa”         

10 = “Em Contingência”

  • Nas colunas Vl. ST e Vl. ST Retida foi adicionado o totalizador da coluna informando a soma total das mesmas.

  • Corrigido um erro que salvava o log de e-mail enviado para a transportadora com as informações incorretas na coluna de Anexos enviados.
  • Corrigido um erro que não preenchia o campo de Depósito corretamente ao lançar um item na NF-e de forma manual, ocorrendo o erro “Depósito inválido”.
  • Implementada nova validação para lista somente notas impressas no prompt de seleção de nota referenciada ‘Ref:’.
  • Implementado uma nova rotina para preencher o campo depósito na grade de itens da nota após sair do campo CFOP do item, com o código de depósito da nota, desde que o CFOP esteja configurado para gerar estoque.
  • Implementada nova rotina ao salvar o cabeçalho da nota para recomendar os percentuais do vendedor de ‘%Comissão’ e ‘%Faturamento’ informados no cadastro do mesmo.
  • Adicionado o ícone de 🔍 à coluna de ‘Cód. Classificação Fiscal’.
  • Implementada uma validação para não permitir a emissão de Notas Fiscais que possuam produtos com valores unitários zerados. Para estas situações, o CFOP vinculado ao item da NF-e de Saída deverá estar configurado como Crédito/Débito = S.

  • Novo botão ‘Histórico’ permite acessar uma tela para visualizar e filtrar o histórico de cartas de correção, ordenadas por data e hora de autorização. As informações são apresentadas em colunas como ‘Tipo’, ‘Série’, entre outras. Um duplo clique em um registro redireciona para a tela inicial, preenchendo-a com os detalhes da carta selecionada.

  • Implementado um botão para que seja possível visualizar os dados de Cancelamento da NFC-e, quando ela se encontrar com o status de Cancelada;
  • No prompt (lista) de visualização de NFC-e, a coluna “CPF/CNPJ” ficará visível por padrão. Também foi implementada uma máscara de CPF ou CNPJ para melhor visualização do dado registrado.

  • Implementado ajuste no campo de data inicial para preencher automaticamente com o primeiro dia do mês anterior e no campo de data final para preencher com o último dia do mês anterior.

  • Implementada a importação e integração do arquivo de Extrato OFX para o Banco do Brasil.

  • Implementado filtro no prompt para exibir somente CFOPs do tipo serviço.

  • Desenvolvido uma tela nova de cadastro de clientes para o plano Start.

  • Novo relatório com intuito de avaliar fornecedores através das NFe-s de entradas e pedidos de compras para classificar qualidades, impontualidades, prazos e divergências na entrega do produto tendo assim um índice de avaliação de qualidade do fornecedor.

Mudanças Grid ERP | Abril 2024

  • Integração de Boletos, Remessa e Retorno com o Banco CC UNICRED do Brasil.
  • NF-e NFC-e – NT 2019.001 versão 1.62 – Inclusão de campos para crédito presumido, e do campo cBenefRBC referente ao código de benefício fiscal de redução de base de cálculo.
  • NF-e NFC-e – Nota Técnica 2023.004, v.1.10 – Inclusões e alterações de campos e regras de validação.

  • Implementada uma regra de segurança para que o usuário SUPORTE (utilizado pela equipe interna da Grid) seja desconectado automaticamente após 10 minutos de sessão.

  • No campo Aviso Produto, foi implementada uma nova opção, denominada como “I”. A utilização desta opção pode ser encontrada no detalhamento da aplicação de Nota Fiscal de Saída (Pc0242).

  • Implementada uma funcionalidade para vinculação de Códigos de Ajuste com condicionais para as Classificações Fiscais (NCM) dos produtos. Estas informações serão utilizadas para geração da apuração dos Créditos Presumidos.

  • Implementada uma nova verificação, para validar se o campo ‘Bairro’ contém no mínimo 2 caracteres, caso não tenha, será exibido um erro ao usuário.

  • Implementada uma nova validação, para não permitir a criação de uma regra de substituição de CFOP quando o código alternativo for diferente entre o código de origem e de destino.

  • Implementado novo grupo ‘Remessa’, com as seleções de remessa inicial e final;
  • Adicionado o número da remessa na nova coluna ‘Remessa’ na impressão.

  •  Implementado nova opção que possibilita a seleção de estados no campo ‘UF’, no popup ‘Detalhes do produto’.

  • Implementada a recomendação, ao iniciar a aplicação, dos campos data de emissão, com o período do mês anterior, as séries iniciais e finais da NF-e e NFC-e.

  • Ao calcular a NF-e, quando a opção Aviso Produto estiver configurada como “I”, o sistema irá inserir automaticamente as informações contidas no campo Informação na NF-e (no cadastro do produto) como observação do item. Esta informação saíra no DANFE e no XML;
  • Implementada uma correção no cálculo do Crédito do ICMS para empresas optantes pelo Simples Nacional, quando o CFOP está configurado com a opção “T” – Sim, mas pelo valor total da nota. Esta opção irá contemplar o Frete e Valor da Substituição Tributária (se houver). Em versões anteriores, o sistema gerava apenas a observação geral do aproveitamento de crédito e não preenchia as respectivas tags nos itens do XML da NF-e;
  • Implementada nova verificação para filtrar apenas CFOP’s de saída, na seleção de CFOP’s de itens na grade.

  • Implementado nova opção para o usuário de envio de e-mail para o contador.
    • O processo utilizará os dados informados de e-mail cadastrados nas configurações da tela, e enviará o arquivo Sped gerado na sessão atual da tela, caso não tenha sido gerado nenhum arquivo na sessão, o usuário será notificado e terá a opção de selecionar o arquivo manualmente para anexá-lo no e-mail. O e-mail do contador utilizado é o que foi cadastrado no Cadastro de Contador (Pc0283).
  • Implementado o preenchimento automático do campo COD_ITEM para o Registro C197, referente a NF-es de Saída quando efetuado um ajuste de ICMS referente ao Crédito Presumido. 
  • Implementada uma nova configuração para que o sistema efetue a geração dos Registros C195 e C197 para empresas que utilizarem o Crédito Presumido por Classificação Fiscal (NCM).
  • Implementado o processo responsável por efetuar a geração dos Registros C195 e C197 para todos os itens que possuírem Código de Ajuste de Crédito Presumido, quando utilizados na modalidade de NCM, ao invés de NF-e Completa.

  • Implementado nova opção para o usuário de envio de e-mail para o contador.
    O processo utilizará os dados informados de e-mail cadastrados nas configurações da tela, e enviará o arquivo Sped gerado na sessão atual da tela, caso não tenha sido gerado nenhum arquivo na sessão, o usuário será notificado e terá a opção de selecionar o arquivo manualmente para anexá-lo no e-mail. O e-mail do contador utilizado é o que foi cadastrado no Cadastro de Contador (Pc0283).

  • Implementadas funcionalidades para integração do PIX via TEF;
  • Implementadas alterações para geração do arquivo XML, conforme publicado no site da Receita RS, no tópico Integração entre NFC-e e Meios de Pagamento Eletrônicos;
  • Implementado o recurso para exibição do QR Code para pagamento no PinPad.
  • Implementado o recurso para exibição do QR Code para pagamento no PDV:

  • Implementada uma rotina para que o sistema realize o estorno de Ordens de Serviço faturadas em uma NFS-e que foi cancelada. Esta funcionalidade contemplará Ordens de Serviço únicas ou múltiplas.

  • Implementado uma nova opção denominada ‘Considerar apenas documentos em remessa’, para filtrar o envio de documentos apenas com remessas.

  • Removida a validação que obrigava o preenchimento de uma Configuração do UniDANFE.

  • Implementada uma melhoria para listar apenas transportadores físicos nos campos de “Condutor” e “Condutor alternativo”;
  • Implementada uma mensagem de ajuda no campo do “Condutor alternativo”, especificando o uso correto do campo:  O condutor alternativo deverá ser preenchido apenas em caso de substituição do condutor oficial do veículo. Para a inclusão de mais condutores durante o percurso, utilize a aba de Condutores na parte inferior.
  • Na aba de “Condutor(es)” na parte inferior da aplicação, foi adicionada uma lista de seleção, que visa facilitar o preenchimento de condutores adicionais ao decorrer do percurso. Esta lista exibirá os transportadores físicos.
  • Implementada a opção para marcar quando o MDF-e será encerrado por um transportador terceirizado, para contemplar a nova tag indEncPorTerceiro;
  • Implementada uma nova funcionalidade para gerar o MDF-e pelas bibliotecas utilizadas pela Grid Sistemas, como opção para que não deseja utilizar a impressão gerada pelo UniDANFE.
  • Implementada correção para quando notas fiscais forem excluídas do registro atualizar o Valor total do MDF-e durante o processo.

  • Implementado um novo aviso para o usuário no recurso de download em lote ou download individual de XML, quando a consulta ou a quantidade de downloads por hora for excedida. Neste aviso, o usuário poderá optar se deseja abrir de forma externa, o Portal da NF-e com cada Chave de Acesso selecionada para download.
  • Implementado um parâmetro para que a aplicação não seja aberta em modo de tela cheia. Útil para usuários que possuem um monitor pequeno ou com resolução alta.

Implementada nova guia ‘PDF NF-e Entrada’ para o envio de PDF’s de Entrada filtrados na aplicação A nova guia buscará os PDF’s dos XML’s buscados na guia já existente NF-e Entrada.

  • Implementada a funcionalidade para aplicação das regras de troca de CFOP cadastradas, quando as Notas Fiscais são geradas e calculadas através desta aplicação. Em versões anteriores, as regras eram aplicadas apenas quando calculadas manualmente pela aplicação de Nota Fiscal de Saída (Pc0242).

  • Implementada a funcionalidade que bloqueia os campos de nota fiscal de saída ao selecionar a opção ‘Enviar Manifesto NF-e Entrada’ e bloqueia os campos de nota fiscal de entrada quando a opção ‘Enviar Manifesto NF-e saída’ é escolhida.

  • Implementada uma validação para bloquear o botão de impressão de boletos, quando a carteira bancária vinculada ao banco da Nota Fiscal não estiver configurada para que a empresa efetue a emissão dos boletos. Desta forma, o botão de impressão será liberado apenas ao utilizar a opção 2 – Cliente emite.

  • Implementado um novo processo para que o sistema efetue o preenchimento dos Códigos de Ajustes para as NF-es de Saída e Entrada, conforme o período de apuração. Este processo irá analisar as NF-es do período e aplicará os Códigos de Ajuste de Crédito Presumido em todos os produtos que atenderem as condições estabelecidas no cadastro de Classificação Fiscal.


  • Implementada uma configuração para que seja possível habilitar as Carteiras Digitais da SiTef (integração TEF). Com esta opção ativa, será possível receber os pagamentos PIX via integração de forma automatizada.
  • Implementado no ToolTip (campo de ajuda) da coluna Parâmetros Adicionais, a informação necessária para que a integração TEF retorne o conteúdo QRCode gerado. Ao utilizar esta opção, o módulo de NFC-e exibirá o QRCode para pagamento em tela, ao invés de exibir no PinPad.

  • Implementadas nova verificação para não considerar as nota que foram estornadas no relatório.

  • Adicionada validação para filtrar produtos por status (ativos, inativos ou ambos) ao gerar relatório, com a opção ‘Ambos’ selecionada por padrão.

  • Implementadas melhorias para empresas que não utilizam subgrupo de produtos.

  • Implementadas melhorias para empresas que não utilizam subgrupo de produtos.

  • Implementada uma nova validação para que o serviço realize a importação das Notas Fiscais obtidas do HUB da Mobly, mesmo quando ocorrer um erro de comunicação entre as plataformas durante a obtenção de todas as notas pendentes. Anteriormente, quando um erro ocorria, o serviço abortava o processo e não realizava a importação das notas obtidas.

  • Implementada nova opção ‘Considerar apenas documentos em remessa’ para considerar o envio de apenas os documentos que possuírem boletos em remessa.

  • Ajuste na mensagem de erro para facilitar a resolução de problemas relacionados à configuração de filiais.

Mudanças Grid ERP | Março 2024

  • Integração de Boletos, Remessa e Retornos com o Banco BMP Money Plus;
  • Integração com a versão v3 da API da Bling;
  • Integração de pedidos recebidos da plataforma de vendas online Magazord;

  • Implementada uma correção na validação de tamanho mínimo para o campo do CPF (11 dígitos) e CNPJ (14 dígitos). Esta validação se aplica especificamente para empresas que não desejam validar se o CPF ou CNPJ digitados são realmente válidos, mas que mesmo assim, necessitam possuir a devida quantidade de dígitos.

  • Implementado um novo recurso para ajustar automaticamente os parâmetros do ICMS no respectivo CFOP, quando ele for destinado à Exportação, para evitar a Rejeição 527: Operação de exportação com informação de ICMS incompatível, ao assinar a NF-e de Saída.

  • Implementado a obrigatoriedade de informar a Data de Vencimento durante o cadastro de um novo Documento a Receber. 

  • Implementada a recomendação do Grupo de Documento vinculado ao cadastro do fornecedor, também ao sair do campo do número de pagamento, pois em versões anteriores, a recomendação desta informação era realizada apenas ao entrar no respectivo campo do Grupo. Desta forma, se o usuário salvasse o documento sem passar pelo respectivo campo, a informação ficaria incoerente.
  • Complementada a mensagem de erro ‘Valor de movimentação maior que o valor total do documento’, com o valor esperado para a linha de pagamento.
  • Alterado o cálculo para definir um Documento a Pagar como pago:
    • Anterior: Valor Total <= Valor Pagamento + Valor Desconto + Valor Juros + Valor Despesas
    • Novo: Valor Total <= Valor Pagamento + Valor Desconto
  • Ajustado o valor do pagamento recomendado ao entrar no campo da grade para considerar o valor do desconto informado.

  • Implementado um parâmetro para clientes que não utilizam reserva de produtos. Quando ativo, os pedidos agrupados e o novo pedido criado, não irão movimentar reserva de produtos;
  • Desenvolvida uma nova impressão padrão para o Preview do pedido que será gerado após o agrupamento.

  • Implementada uma validação que obrigará o preenchimento da quantidade a ser devolvida em ao menos um item da NF-e de Saída, evitando a criação de uma NF-e de devolução sem produtos;
  • Implementada verificação para os campos ‘Via Transp.’ e ‘Intermediação’ no detalhamento do produto, para obrigar a sua seleção quando o número DI estiver preenchido. Evitando a futura rejeição da NF-e pela Sefaz;
  • Ao deletar um Documento a Pagar vinculado à nota, o sistema irá deletar a linha de pagamento caso ela exista. Em versões anteriores, o documento era deletado, porém, o histórico do pagamento permanecia no sistema.

  • Implementada uma validação na rotina responsável por cadastrar novos produtos durante a importação de NF-es via XML. Esta validação se aplica quando o Grid ERP estiver configurado para gerar códigos de produtos automáticos no formato numérico sequencial. Agora, a rotina irá analisar se o código gerado existe no sistema, e em caso positivo, o código será modificado pelo sistema até que seja gerado um código disponível, ou seja, ainda não utilizado por outro produto. Por exemplo, se o sistema gerou o código 00032 e já existe um produto nesta codificação, o sistema irá verificar se o código 00033 está disponível e assim sucessivamente. 
  • Implementada uma funcionalidade para analisar se o Valor do ICMS já foi abatido na Base de PIS/COFINS na NF-e de Venda (XML que está sendo importado). Em casos positivos, a aplicação não realizará um segundo abatimento do valor de ICMS da Base de PIS/COFINS. Esta regra se aplicará apenas quando o CFOP de Entrada estiver parametrizado para efetuar o abatimento do valor de ICMS da Base de PIS/COFINS.

  • Implementadas melhorias na tratativa de geração do XML para evitar a Rejeição 805: A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual, efetuando novas validações para verificar se há uma exceção à regra na NF-e que será transmitida:
    • A regra de validação 805 não se aplica quando houver destaque do ICMS-ST (campo vICMSST) em pelo menos um item na NF-e;
    • A regra de validação 805 não se aplica quando houver informação do ICMS-ST retido anteriormente (campo vICMSSTRet) em pelo menos um item da NF-e;
    • A regra de validação 805 não se aplica nas operações isentas (CST = 40-Isenta ou CSOSN = 103-Isento), imunes ou não tributadas (CST = 41-Não tributada, ou CSOSN = 300-Imune, ou CSOSN = 400-Não Tributada pelo Simples Nacional).

  • Implementados dois novos parâmetros para a geração de NF-es de Saída oriundas de Devoluções de NF-e de Entrada:
    • Parâmetro para criar a NF-e de Devolução sem o valor de Frete;
    • Parâmetro para criar a NF-e de Devolução sem o valor de Acréscimo.

  • Implementada uma nova validação na montagem do XML, quando a venda for destinada à um Estrangeiro: A tag indIEDest será preenchida automaticamente como 9 – Não Contribuinte, evitando a Rejeição 790: Operação com Exterior para destinatário contribuinte de ICMS, ao assinar a NF-e.

  • Implementada uma validação para ignorar a validação de CNPJ inválido, quando a NF-e de Saída for destinada ao Exterior e a transportadora estiver com o CNPJ em branco ou preenchido com zeros, ou seja, quando se tratar também de uma transportadora localizada no Exterior.

  • Implementada função, para que quando o CheckBox ‘Enviar Inventário’ for desmarcado limpar o campo ‘Data’.

  • Implementada uma rotina para alterar a versão do layout para o período informado de forma automática, conforme o ano de geração do Sped Fiscal.

  • Implementada a rotina responsável por calcular a quantidade de um componente da ficha técnica através da sua unidade de rendimento, levando em consideração as medidas do item pai. Unidades de rendimento aplicáveis:
    • Metro cúbico;
    • Metro linear, levando em consideração a quantidade de bordas;
    • Metro linear, levando em consideração apenas o comprimento;
    • Metro linear, levando em consideração apenas a largura;
    • Metro linear, levando em consideração apenas o comprimento e a largura;
    • Metro quadrado. 
  • Implementado no botão ajustar, o recálculo do preço médio ou de custo (conforme seleção) dos componentes da grade. 

  • Implementadas validações para não permitir a deleção de pedidos agrupados;
  • Implementadas validações para não permitir a inclusão e edição de itens em pedidos agrupados;
  • Implementadas validações para não permitir a exclusão de itens em pedidos agrupados.

  • Alterada janela de busca (prompt) da Seleção de Perfis de E-mail da tela para um novo layout:
  • Implementado o campo de status, para permitir ativar ou inativar um perfil de e-mail.

  • Implementado nova verificação para os campos Placa do Veículo e Placa do(s) Reboque(s), os campos terão seus caracteres especiais removidos, e será validado se o mesmo compreendo todos os dígitos de uma placa (7), evitando futura rejeição do processo pela SEFAZ.

  • Ao duplicar uma NF-e Cancelada, o sistema irá apagar as informações de Cancelamento (Protocolo, Data, Hora e Motivo) na nova NF-e gerada.

  • Implementado a validação do CNPJ ao informá-lo na grade, não possibilitando assim salvar um CNPJ inválido na aplicação.

  • Implementado um recurso para enviar e-mails quando uma Ordem de Compra (pedido) não for criada com sucesso, para notificar o suporte técnico da Grid Sistemas. Este recurso também possibilita o preenchimento de e-mails adicionais para serem notificados, como por exemplo, o de um responsável da empresa. Os e-mails de erros serão enviados das 09:00 às 09:59 e das 15:00 às 15:59;
  • Implementada a interpretação do novo tipo de pedido “DS CROSSDOCKING BONIFICADO” como “Bonificação”, fazendo com que o Grid ERP não inclua o valor do pedido nos documentos a receber (integração financeira). Este novo tipo de pedido passou a ser recebido através da API Mobly em 12/03/2024;

  • Implementada uma validação do Código de Barras do produto, para que caso esteja em branco ou inválido, o sistema preencha automaticamente com a constante “SEM GTIN” na montagem do XML. Esta mesma validação foi replicada para o Código de Barras Tributável, no entanto, se o produto possuir um Código de Barras válido, será utilizado o próprio Código de Barras como Código de Barras Tributável.

  • Implementada uma validação do Código de Barras do produto, para que caso esteja em branco ou inválido, o sistema preencha automaticamente com a constante “SEM GTIN” na montagem do XML. Esta mesma validação foi replicada para o Código de Barras Tributável, no entanto, se o produto possuir um Código de Barras válido, será utilizado o próprio Código de Barras como Código de Barras Tributável.

  • Implementado nova validação para listar somente CFOP’s do tipo ‘S’ (Saída) na grade de seleção de CFOP.

  • Ajustada verificação para trazer os pedidos sempre que a aplicação for reaberta.

  • Implementada uma seleção para que seja possível filtrar os produtos pela data de cadastro.

  • Implementada uma correção para evitar um erro de interpretação de conteúdo ao receber um título de endosso no arquivo de retorno.

Mudanças Grid ERP | Janeiro 2024

  • Na busca de produtos (prompt) o termo pesquisado na busca parcial será apagado sempre que a consulta for aberta novamente. Anteriormente, o resultado ficava armazenado, causando dificuldades na busca de novos produtos ou na exibição da lista completa de produtos. Essa atualização do prompt irá interferir em todas as aplicações que utilizarem o mesmo prompt.
  • Implementada uma nova validação, para que o usuário não consiga alterar o campo de Controle de Estoque para um valor que não seja S quando ao menos um depósito vinculado ao produto possuir quantidade reservada. Em versões anteriores, a aplicação permitia realizar esta mudança e ao faturar um pedido reservado, a quantidade reservada do pedido permanecia no depósito. Se o usuário tentar realizar esta ação, o seguinte erro será exibido:

  • Na consulta de CNPJ Não Contribuinte, a mensagem de erro retornada quando um CNPJ não está no Banco de Dados (not in cache) foi aprimorada:

  • Na busca de CFOPs (prompt), as colunas “Fin” e “Est” foram renomeadas para “Financeiro” e “Estoque” respectivamente, além de terem sido ocultas por padrão. As colunas “ICMS” (que exibirá a CST de ICMS) e “IPI” (que exibirá a CST de IPI) serão exibidas por padrão:
  • Na duplicação de CFOPs o campo “Descrição Fiscal” do novo CFOP irá receber a mesma descrição preenchida no momento da duplicação. Anteriormente, a “Descrição Fiscal” herdava a descrição fiscal do CFOP de origem.
  • Campos Haverá Crédito de ICMS e % Crédito ICMS  da guia Movimentação serão zerados e desabilitados para empresas que não são pertencentes ao Simples Nacional.
  • Na duplicação de CFOPs o campo “Código Alternativo” foi validado para que não seja possível informar letras ou caracteres especiais.
  • Implementada duas novas validações para o campo do “Código Alternativo”, onde serão realizadas as validações do conteúdo, para que apenas números sejam aceitos e o tamanho do código, que deverá conter exatos 4 dígitos:
  • Implementada uma validação para o campo “cBenef” (Código do Benefício Fiscal) quando preenchido com algum conteúdo. A validação irá checar se o código informado possui 8 dígitos:

  • A opção “Integra Caixa” ficará bloqueada e com o valor padrão N (Não), quando a filial do sistema estiver com o módulo de Caixa desabilitado.

  • Implementada uma nova validação para clientes que não possuem o módulo de caixa integrado ao Grid ERP, onde o campo “Caixa” na linha de recebimento de um documento a receber ficará bloqueado e com o valor padrão “N”, indicando que não haverá integração do recebimento ao caixa.
  • Implementada uma validação para não permitir mais a criação ou a edição de um Documento a Receber sem selecionar um Tipo de documento válido.
  • Bloqueados os campos da guia “TEF”, não permitindo mais a inserção ou edição de dados de forma manual pelos usuários.
  • Implementada uma mensagem de aviso ao usuário, quando for utilizado o botão para realizar o cancelamento de um título e o mesmo possuir vínculo com TEF:

  • Implementada uma nova validação para clientes que não possuem o módulo de caixa integrado ao Grid ERP, onde o campo “Caixa” na linha de pagamento de um documento a pagar ficará bloqueado e com o valor padrão “N”, indicando que não haverá integração do pagamento ao caixa.

  • Removido os campos: ‘Marca’, ‘Tipo’ e ‘Porta’;
  • Alterado o Nome de ‘Porta Física Nota’ para ‘Caminho Impressora’

  • Corrigido um bug que ocasionava o fechamento da aplicação ao utilizar a busca de arquivos de retorno para leitura.

  • Implementada uma nova validação para clientes que não possuem o módulo de caixa integrado ao Grid ERP, onde o campo para seleção da Conta Caixa ficará bloqueado para o pagamento de documentos em massa. Além disso, o valor padrão “N” será utilizado no campo de Integração com Caixa, indicando que os pagamentos não irão ser integrados ao caixa.

  • Implementada uma nova tratativa no preenchimento do e-mail dos destinatários (clientes), para que o campo do ‘E-mail XML’ do cadastro do cliente seja utilizado caso o campo ‘E-mail’ esteja em branco;
  • Implementada uma validação para enviar o e-mail ao destinatário apenas se o endereço de e-mail contiver “@” e “.”, evitando assim, erros no envio da mensagem;
  • Corrigida a função para envio de e-mail utilizando o aplicativo do Outlook, que em versões anteriores deixou de funcionar corretamente.

  • Alterada validação correspondente à natureza da base de crédito do produto, na nova atualização só será retornado erro caso a natureza da base de crédito do produto esteja em branco e o cfop correspondente ao mesmo possua o campos Calcula PIS ou Calcula COFINS = ‘S’.
  • Implementada uma nova tratativa para que o campo do CEST vinculado ao Produto ou à NCM seja enviado ao arquivo XML apenas se a informação contiver os 7 dígitos, caso contrário, a tag será omitida, evitando erros durante o processo de Autorização da NF-e.Implementada uma tratativa para que o nome do destinatário da NF-e não ultrapasse os 60 dígitos, evitando erro durante a Autorização.
  • Implementada uma tratativa para que o nome do destinatário da NF-e não ultrapasse os 60 dígitos, evitando erro durante a Autorização.

  • Implementada uma nova tratativa para que o campo do CEST vinculado ao Produto ou à NCM seja enviado ao arquivo XML apenas se a informação contiver os 7 dígitos, caso contrário, a tag será omitida, evitando erros durante o processo de Autorização da NF-e.

  • Implementada uma tratativa para que o nome do destinatário da NF-e não ultrapasse os 60 dígitos, evitando erro durante a Autorização;

  • Alterada a mensagem exibida para NF-es com mais de um CFOP, listando todos os CFOPs presente nos itens:
  • Implementada uma nova tratativa para preenchimento automático do Percentual de Partilha do ICMS, quando ocorrer uma venda para consumidor final interestadual e não houver diferencial de alíquotas, evitando a Rejeição 699: Percentual do ICMS Interestadual para a UF de destino difere do previsto para o ano da Data de Emissão.
  • Implementada uma nova tratativa para apagar o motivo de desoneração do ICMS para o produto quando o cliente vinculado à NF-e não for da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e quando a CST do ICMS não for 50 (Com suspensão).
  • Ao deletar uma NF-e vinculada à um pedido de Marketplace (MadeiraMadeira, Panorama Móveis, MegaMamute entre outras) o sistema irá realizar a desvinculação do número da NF-e nos registros da Marketplace.

  • Implementada uma tratativa para que no título agrupado o sistema preencha o número e a série da NF-e do primeiro título que possuir a informação preenchida. Em versões anteriores, os campos ficavam em branco.
  • Implementada uma nova validação para não listar Documentos a Receber com vinculadas à transações TEF.

  • Corrigido erro onde os valores de medidas dos produtos não eram enviados a impressão corretamente;
  • Implementado quebra de linha para a descrição dos produtos na impressão

  • Ao deletar um pedido que possui vínculo com um orçamento do Grid ERP, o orçamento de origem ficará liberado novamente para edição.
  • Complementada a mensagem de erro para quando o CFOP informado estiver inativo. Informando o código do CFOP em questão. 

  • Implementado Estorno de NFC-e ao programa. A nova rotina possibilita o estorno de Notas Fiscais de Consumidores.
  • Implementada nova verificação no estorno de NFC-e, para quando o cliente da NFC-e for Consumidor Final, recomendar o cadastro da empresa.
  • Removido o campo série de estorno do guia Estorno NFC-e, será utilizada a série cadastrada no Usuário do Sistema (Pc0007).
  • Implementado novo parâmetro para definir se a guia Estorno NFC-e será ou não exibida.

  • Implementada uma nova tratativa para que o campo do CEST vinculado ao Produto ou à NCM seja enviado ao arquivo XML apenas se a informação contiver os 7 dígitos, caso contrário, a tag será omitida, evitando erros durante o processo de Autorização da NF-e.

  • No cálculo da NFC-e, o código e a descrição do produto foram incluídos na mensagem de erro exibida quando o produto não possui percentual de Redução de ICMS configurado e o CFOP está com CST 20 ou CST 51:
  • Na guia “Valores” foi incluso o campo “Valor Frete” para consulta.
  • Implementado um ajuste na aplicação, pois ao pressionar a tecla Q, era acionado o botão de Liberação de Quantidade, o que não permitia que o usuário digitasse um código de produto contendo a letra Q.

  • Implementada uma validação para não permitir a criação da NF-e de Devolução quando o Fechamento Mensal para o respectivo mês já estiver realizado.

  • Ao tentar importar um arquivo XML de uma prefeitura que não consta na lista, o respectivo aviso será exibido na tela:
  • Implementada novas rotinas para leitura e importação de XML de NFS-e’s das prefeituras de Pato Branco (PR) e São Marcos (RS).

  • Incluso botão denominado “Atualizar automaticamente as alíquotas de ICMS para 2024” onde irá atualizar todos os % Interno de ICMS dos Estados que terão mudança conforme a data de vigência. Ou seja, se o Estado não atingiu a data de vigência para inicio do novo ICMS irá permanecer a alíquota anterior, se o Estado passou ou está na data de vigência a aplicação irá alterar para a nova.

  • Implementada uma validação para que a aplicação gere os novos Documentos a Receber para o Banco do Brasil com novos números de parcelas. Essa tratativa ocorrerá apenas se as parcelas anteriores já estivessem vinculadas à uma Remessa Bancária. A exemplo dos Documentos da NF=e abaixo, as parcelas (Série) 1, 2 e 3 foram substituídas pelas parcelas 4, 5 e 6 quando novos documentos foram gerados.

  • Ajustada opções de impressão do campo de seleção “À Vista”
    • A seleção teve seu nome alterado para ‘Incluir títulos à vista’.
    • ‘Sim’ → ‘Somente’: A opção ‘Sim’ foi alterada para ‘Somente’, para evitar ambiguidade, e também foi ajustada para considerar somente os boletos com a data de emissão igual a data de vencimento.
    • ‘Ignorar Filtro’: Nova opção adicionada ao campo, onde quando selecionada não verificará se os boletos a serem impressos são à vista ou não.

  • Na aplicação de Busca de Pedidos, foram removidas as Marketplaces Mobly e MegaMamute, pois estas duas Marketplaces possuem serviços específicos e automatizados para a sincronização e recebimento automático dos pedidos.