Updates do ERP

Atualizamos nosso sistema para proporcionar uma experiência aprimorada aos usuários. Corrigimos bugs, otimizamos o desempenho, introduzimos novas funcionalidades tornando a interface mais intuitiva e reforçamos a segurança dos dados. Estas melhorias visam garantir estabilidade, eficiência e uma interação mais intuitiva. Agradecemos por sua confiança contínua e esperamos que desfrute das melhorias implementadas.

Mudanças Grid ERP | Abril 2024

  • Implementado nova opção para o usuário de envio de e-mail para o contador.
    O processo utilizará os dados informados de e-mail cadastrados nas configurações da tela, e enviará o arquivo Sped gerado na sessão atual da tela, caso não tenha sido gerado nenhum arquivo na sessão, o usuário será notificado e terá a opção de selecionar o arquivo manualmente para anexá-lo no e-mail. O e-mail do contador utilizado é o que foi cadastrado no Cadastro de Contador (Pc0283).

  • Implementado nova opção para o usuário de envio de e-mail para o contador.
    O processo utilizará os dados informados de e-mail cadastrados nas configurações da tela, e enviará o arquivo Sped gerado na sessão atual da tela, caso não tenha sido gerado nenhum arquivo na sessão, o usuário será notificado e terá a opção de selecionar o arquivo manualmente para anexá-lo no e-mail. O e-mail do contador utilizado é o que foi cadastrado no Cadastro de Contador (Pc0283).

  • Implementado um novo aviso para o usuário no recurso de download em lote ou download individual de XML, quando a consulta ou a quantidade de downloads por hora for excedida. Neste aviso, o usuário poderá optar se deseja abrir de forma externa, o Portal da NF-e com cada Chave de Acesso selecionada para download.

  • Implementada uma melhoria para listar apenas transportadores físicos nos campos de “Condutor” e “Condutor alternativo”;
  • Implementada uma mensagem de ajuda no campo do “Condutor alternativo”, especificando o uso correto do campo:  O condutor alternativo deverá ser preenchido apenas em caso de substituição do condutor oficial do veículo. Para a inclusão de mais condutores durante o percurso, utilize a aba de Condutores na parte inferior.
  • Na aba de “Condutor(es)” na parte inferior da aplicação, foi adicionada uma lista de seleção, que visa facilitar o preenchimento de condutores adicionais ao decorrer do percurso. Esta lista exibirá os transportadores físicos.

  • Integração de Boletos, Remessa e Retorno com o Banco CC UNICRED do Brasil.

Mudanças Grid ERP | Março 2024

  • Integração de Boletos, Remessa e Retornos com o Banco BMP Money Plus;
  • Integração com a versão v3 da API da Bling;
  • Integração de pedidos recebidos da plataforma de vendas online Magazord;

  • Implementada uma correção na validação de tamanho mínimo para o campo do CPF (11 dígitos) e CNPJ (14 dígitos). Esta validação se aplica especificamente para empresas que não desejam validar se o CPF ou CNPJ digitados são realmente válidos, mas que mesmo assim, necessitam possuir a devida quantidade de dígitos.

  • Implementado um novo recurso para ajustar automaticamente os parâmetros do ICMS no respectivo CFOP, quando ele for destinado à Exportação, para evitar a Rejeição 527: Operação de exportação com informação de ICMS incompatível, ao assinar a NF-e de Saída.

  • Implementado a obrigatoriedade de informar a Data de Vencimento durante o cadastro de um novo Documento a Receber. 

  • Implementada a recomendação do Grupo de Documento vinculado ao cadastro do fornecedor, também ao sair do campo do número de pagamento, pois em versões anteriores, a recomendação desta informação era realizada apenas ao entrar no respectivo campo do Grupo. Desta forma, se o usuário salvasse o documento sem passar pelo respectivo campo, a informação ficaria incoerente.
  • Complementada a mensagem de erro ‘Valor de movimentação maior que o valor total do documento’, com o valor esperado para a linha de pagamento.
  • Alterado o cálculo para definir um Documento a Pagar como pago:
    • Anterior: Valor Total <= Valor Pagamento + Valor Desconto + Valor Juros + Valor Despesas
    • Novo: Valor Total <= Valor Pagamento + Valor Desconto
  • Ajustado o valor do pagamento recomendado ao entrar no campo da grade para considerar o valor do desconto informado.

  • Implementado um parâmetro para clientes que não utilizam reserva de produtos. Quando ativo, os pedidos agrupados e o novo pedido criado, não irão movimentar reserva de produtos;
  • Desenvolvida uma nova impressão padrão para o Preview do pedido que será gerado após o agrupamento.

  • Implementada uma validação que obrigará o preenchimento da quantidade a ser devolvida em ao menos um item da NF-e de Saída, evitando a criação de uma NF-e de devolução sem produtos;
  • Implementada verificação para os campos ‘Via Transp.’ e ‘Intermediação’ no detalhamento do produto, para obrigar a sua seleção quando o número DI estiver preenchido. Evitando a futura rejeição da NF-e pela Sefaz;
  • Ao deletar um Documento a Pagar vinculado à nota, o sistema irá deletar a linha de pagamento caso ela exista. Em versões anteriores, o documento era deletado, porém, o histórico do pagamento permanecia no sistema.

  • Implementada uma validação na rotina responsável por cadastrar novos produtos durante a importação de NF-es via XML. Esta validação se aplica quando o Grid ERP estiver configurado para gerar códigos de produtos automáticos no formato numérico sequencial. Agora, a rotina irá analisar se o código gerado existe no sistema, e em caso positivo, o código será modificado pelo sistema até que seja gerado um código disponível, ou seja, ainda não utilizado por outro produto. Por exemplo, se o sistema gerou o código 00032 e já existe um produto nesta codificação, o sistema irá verificar se o código 00033 está disponível e assim sucessivamente. 
  • Implementada uma funcionalidade para analisar se o Valor do ICMS já foi abatido na Base de PIS/COFINS na NF-e de Venda (XML que está sendo importado). Em casos positivos, a aplicação não realizará um segundo abatimento do valor de ICMS da Base de PIS/COFINS. Esta regra se aplicará apenas quando o CFOP de Entrada estiver parametrizado para efetuar o abatimento do valor de ICMS da Base de PIS/COFINS.

  • Implementadas melhorias na tratativa de geração do XML para evitar a Rejeição 805: A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual, efetuando novas validações para verificar se há uma exceção à regra na NF-e que será transmitida:
    • A regra de validação 805 não se aplica quando houver destaque do ICMS-ST (campo vICMSST) em pelo menos um item na NF-e;
    • A regra de validação 805 não se aplica quando houver informação do ICMS-ST retido anteriormente (campo vICMSSTRet) em pelo menos um item da NF-e;
    • A regra de validação 805 não se aplica nas operações isentas (CST = 40-Isenta ou CSOSN = 103-Isento), imunes ou não tributadas (CST = 41-Não tributada, ou CSOSN = 300-Imune, ou CSOSN = 400-Não Tributada pelo Simples Nacional).

  • Implementados dois novos parâmetros para a geração de NF-es de Saída oriundas de Devoluções de NF-e de Entrada:
    • Parâmetro para criar a NF-e de Devolução sem o valor de Frete;
    • Parâmetro para criar a NF-e de Devolução sem o valor de Acréscimo.

  • Implementada uma nova validação na montagem do XML, quando a venda for destinada à um Estrangeiro: A tag indIEDest será preenchida automaticamente como 9 – Não Contribuinte, evitando a Rejeição 790: Operação com Exterior para destinatário contribuinte de ICMS, ao assinar a NF-e.

  • Implementada uma validação para ignorar a validação de CNPJ inválido, quando a NF-e de Saída for destinada ao Exterior e a transportadora estiver com o CNPJ em branco ou preenchido com zeros, ou seja, quando se tratar também de uma transportadora localizada no Exterior.

  • Implementada função, para que quando o CheckBox ‘Enviar Inventário’ for desmarcado limpar o campo ‘Data’.

  • Implementada uma rotina para alterar a versão do layout para o período informado de forma automática, conforme o ano de geração do Sped Fiscal.

  • Implementada a rotina responsável por calcular a quantidade de um componente da ficha técnica através da sua unidade de rendimento, levando em consideração as medidas do item pai. Unidades de rendimento aplicáveis:
    • Metro cúbico;
    • Metro linear, levando em consideração a quantidade de bordas;
    • Metro linear, levando em consideração apenas o comprimento;
    • Metro linear, levando em consideração apenas a largura;
    • Metro linear, levando em consideração apenas o comprimento e a largura;
    • Metro quadrado. 
  • Implementado no botão ajustar, o recálculo do preço médio ou de custo (conforme seleção) dos componentes da grade. 

  • Implementadas validações para não permitir a deleção de pedidos agrupados;
  • Implementadas validações para não permitir a inclusão e edição de itens em pedidos agrupados;
  • Implementadas validações para não permitir a exclusão de itens em pedidos agrupados.

  • Alterada janela de busca (prompt) da Seleção de Perfis de E-mail da tela para um novo layout:
  • Implementado o campo de status, para permitir ativar ou inativar um perfil de e-mail.

  • Implementado nova verificação para os campos Placa do Veículo e Placa do(s) Reboque(s), os campos terão seus caracteres especiais removidos, e será validado se o mesmo compreendo todos os dígitos de uma placa (7), evitando futura rejeição do processo pela SEFAZ.

  • Ao duplicar uma NF-e Cancelada, o sistema irá apagar as informações de Cancelamento (Protocolo, Data, Hora e Motivo) na nova NF-e gerada.

  • Implementado a validação do CNPJ ao informá-lo na grade, não possibilitando assim salvar um CNPJ inválido na aplicação.

  • Implementado um recurso para enviar e-mails quando uma Ordem de Compra (pedido) não for criada com sucesso, para notificar o suporte técnico da Grid Sistemas. Este recurso também possibilita o preenchimento de e-mails adicionais para serem notificados, como por exemplo, o de um responsável da empresa. Os e-mails de erros serão enviados das 09:00 às 09:59 e das 15:00 às 15:59;
  • Implementada a interpretação do novo tipo de pedido “DS CROSSDOCKING BONIFICADO” como “Bonificação”, fazendo com que o Grid ERP não inclua o valor do pedido nos documentos a receber (integração financeira). Este novo tipo de pedido passou a ser recebido através da API Mobly em 12/03/2024;

  • Implementada uma validação do Código de Barras do produto, para que caso esteja em branco ou inválido, o sistema preencha automaticamente com a constante “SEM GTIN” na montagem do XML. Esta mesma validação foi replicada para o Código de Barras Tributável, no entanto, se o produto possuir um Código de Barras válido, será utilizado o próprio Código de Barras como Código de Barras Tributável.

  • Implementada uma validação do Código de Barras do produto, para que caso esteja em branco ou inválido, o sistema preencha automaticamente com a constante “SEM GTIN” na montagem do XML. Esta mesma validação foi replicada para o Código de Barras Tributável, no entanto, se o produto possuir um Código de Barras válido, será utilizado o próprio Código de Barras como Código de Barras Tributável.

  • Implementado nova validação para listar somente CFOP’s do tipo ‘S’ (Saída) na grade de seleção de CFOP.

  • Ajustada verificação para trazer os pedidos sempre que a aplicação for reaberta.

  • Implementada uma seleção para que seja possível filtrar os produtos pela data de cadastro.

  • Implementada uma correção para evitar um erro de interpretação de conteúdo ao receber um título de endosso no arquivo de retorno.

Mudanças Grid ERP | Janeiro 2024

  • Na busca de produtos (prompt) o termo pesquisado na busca parcial será apagado sempre que a consulta for aberta novamente. Anteriormente, o resultado ficava armazenado, causando dificuldades na busca de novos produtos ou na exibição da lista completa de produtos. Essa atualização do prompt irá interferir em todas as aplicações que utilizarem o mesmo prompt.
  • Implementada uma nova validação, para que o usuário não consiga alterar o campo de Controle de Estoque para um valor que não seja S quando ao menos um depósito vinculado ao produto possuir quantidade reservada. Em versões anteriores, a aplicação permitia realizar esta mudança e ao faturar um pedido reservado, a quantidade reservada do pedido permanecia no depósito. Se o usuário tentar realizar esta ação, o seguinte erro será exibido:

  • Na consulta de CNPJ Não Contribuinte, a mensagem de erro retornada quando um CNPJ não está no Banco de Dados (not in cache) foi aprimorada:

  • Na busca de CFOPs (prompt), as colunas “Fin” e “Est” foram renomeadas para “Financeiro” e “Estoque” respectivamente, além de terem sido ocultas por padrão. As colunas “ICMS” (que exibirá a CST de ICMS) e “IPI” (que exibirá a CST de IPI) serão exibidas por padrão:
  • Na duplicação de CFOPs o campo “Descrição Fiscal” do novo CFOP irá receber a mesma descrição preenchida no momento da duplicação. Anteriormente, a “Descrição Fiscal” herdava a descrição fiscal do CFOP de origem.
  • Campos Haverá Crédito de ICMS e % Crédito ICMS  da guia Movimentação serão zerados e desabilitados para empresas que não são pertencentes ao Simples Nacional.
  • Na duplicação de CFOPs o campo “Código Alternativo” foi validado para que não seja possível informar letras ou caracteres especiais.
  • Implementada duas novas validações para o campo do “Código Alternativo”, onde serão realizadas as validações do conteúdo, para que apenas números sejam aceitos e o tamanho do código, que deverá conter exatos 4 dígitos:
  • Implementada uma validação para o campo “cBenef” (Código do Benefício Fiscal) quando preenchido com algum conteúdo. A validação irá checar se o código informado possui 8 dígitos:

  • A opção “Integra Caixa” ficará bloqueada e com o valor padrão N (Não), quando a filial do sistema estiver com o módulo de Caixa desabilitado.

  • Implementada uma nova validação para clientes que não possuem o módulo de caixa integrado ao Grid ERP, onde o campo “Caixa” na linha de recebimento de um documento a receber ficará bloqueado e com o valor padrão “N”, indicando que não haverá integração do recebimento ao caixa.
  • Implementada uma validação para não permitir mais a criação ou a edição de um Documento a Receber sem selecionar um Tipo de documento válido.
  • Bloqueados os campos da guia “TEF”, não permitindo mais a inserção ou edição de dados de forma manual pelos usuários.
  • Implementada uma mensagem de aviso ao usuário, quando for utilizado o botão para realizar o cancelamento de um título e o mesmo possuir vínculo com TEF:

  • Implementada uma nova validação para clientes que não possuem o módulo de caixa integrado ao Grid ERP, onde o campo “Caixa” na linha de pagamento de um documento a pagar ficará bloqueado e com o valor padrão “N”, indicando que não haverá integração do pagamento ao caixa.

  • Removido os campos: ‘Marca’, ‘Tipo’ e ‘Porta’;
  • Alterado o Nome de ‘Porta Física Nota’ para ‘Caminho Impressora’

  • Corrigido um bug que ocasionava o fechamento da aplicação ao utilizar a busca de arquivos de retorno para leitura.

  • Implementada uma nova validação para clientes que não possuem o módulo de caixa integrado ao Grid ERP, onde o campo para seleção da Conta Caixa ficará bloqueado para o pagamento de documentos em massa. Além disso, o valor padrão “N” será utilizado no campo de Integração com Caixa, indicando que os pagamentos não irão ser integrados ao caixa.

  • Implementada uma nova tratativa no preenchimento do e-mail dos destinatários (clientes), para que o campo do ‘E-mail XML’ do cadastro do cliente seja utilizado caso o campo ‘E-mail’ esteja em branco;
  • Implementada uma validação para enviar o e-mail ao destinatário apenas se o endereço de e-mail contiver “@” e “.”, evitando assim, erros no envio da mensagem;
  • Corrigida a função para envio de e-mail utilizando o aplicativo do Outlook, que em versões anteriores deixou de funcionar corretamente.

  • Alterada validação correspondente à natureza da base de crédito do produto, na nova atualização só será retornado erro caso a natureza da base de crédito do produto esteja em branco e o cfop correspondente ao mesmo possua o campos Calcula PIS ou Calcula COFINS = ‘S’.
  • Implementada uma nova tratativa para que o campo do CEST vinculado ao Produto ou à NCM seja enviado ao arquivo XML apenas se a informação contiver os 7 dígitos, caso contrário, a tag será omitida, evitando erros durante o processo de Autorização da NF-e.Implementada uma tratativa para que o nome do destinatário da NF-e não ultrapasse os 60 dígitos, evitando erro durante a Autorização.
  • Implementada uma tratativa para que o nome do destinatário da NF-e não ultrapasse os 60 dígitos, evitando erro durante a Autorização.

  • Implementada uma nova tratativa para que o campo do CEST vinculado ao Produto ou à NCM seja enviado ao arquivo XML apenas se a informação contiver os 7 dígitos, caso contrário, a tag será omitida, evitando erros durante o processo de Autorização da NF-e.

  • Implementada uma tratativa para que o nome do destinatário da NF-e não ultrapasse os 60 dígitos, evitando erro durante a Autorização;

  • Alterada a mensagem exibida para NF-es com mais de um CFOP, listando todos os CFOPs presente nos itens:
  • Implementada uma nova tratativa para preenchimento automático do Percentual de Partilha do ICMS, quando ocorrer uma venda para consumidor final interestadual e não houver diferencial de alíquotas, evitando a Rejeição 699: Percentual do ICMS Interestadual para a UF de destino difere do previsto para o ano da Data de Emissão.
  • Implementada uma nova tratativa para apagar o motivo de desoneração do ICMS para o produto quando o cliente vinculado à NF-e não for da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e quando a CST do ICMS não for 50 (Com suspensão).
  • Ao deletar uma NF-e vinculada à um pedido de Marketplace (MadeiraMadeira, Panorama Móveis, MegaMamute entre outras) o sistema irá realizar a desvinculação do número da NF-e nos registros da Marketplace.

  • Implementada uma tratativa para que no título agrupado o sistema preencha o número e a série da NF-e do primeiro título que possuir a informação preenchida. Em versões anteriores, os campos ficavam em branco.
  • Implementada uma nova validação para não listar Documentos a Receber com vinculadas à transações TEF.

  • Corrigido erro onde os valores de medidas dos produtos não eram enviados a impressão corretamente;
  • Implementado quebra de linha para a descrição dos produtos na impressão

  • Ao deletar um pedido que possui vínculo com um orçamento do Grid ERP, o orçamento de origem ficará liberado novamente para edição.
  • Complementada a mensagem de erro para quando o CFOP informado estiver inativo. Informando o código do CFOP em questão. 

  • Implementado Estorno de NFC-e ao programa. A nova rotina possibilita o estorno de Notas Fiscais de Consumidores.
  • Implementada nova verificação no estorno de NFC-e, para quando o cliente da NFC-e for Consumidor Final, recomendar o cadastro da empresa.
  • Removido o campo série de estorno do guia Estorno NFC-e, será utilizada a série cadastrada no Usuário do Sistema (Pc0007).
  • Implementado novo parâmetro para definir se a guia Estorno NFC-e será ou não exibida.

  • Implementada uma nova tratativa para que o campo do CEST vinculado ao Produto ou à NCM seja enviado ao arquivo XML apenas se a informação contiver os 7 dígitos, caso contrário, a tag será omitida, evitando erros durante o processo de Autorização da NF-e.

  • No cálculo da NFC-e, o código e a descrição do produto foram incluídos na mensagem de erro exibida quando o produto não possui percentual de Redução de ICMS configurado e o CFOP está com CST 20 ou CST 51:
  • Na guia “Valores” foi incluso o campo “Valor Frete” para consulta.
  • Implementado um ajuste na aplicação, pois ao pressionar a tecla Q, era acionado o botão de Liberação de Quantidade, o que não permitia que o usuário digitasse um código de produto contendo a letra Q.

  • Implementada uma validação para não permitir a criação da NF-e de Devolução quando o Fechamento Mensal para o respectivo mês já estiver realizado.

  • Ao tentar importar um arquivo XML de uma prefeitura que não consta na lista, o respectivo aviso será exibido na tela:
  • Implementada novas rotinas para leitura e importação de XML de NFS-e’s das prefeituras de Pato Branco (PR) e São Marcos (RS).

  • Incluso botão denominado “Atualizar automaticamente as alíquotas de ICMS para 2024” onde irá atualizar todos os % Interno de ICMS dos Estados que terão mudança conforme a data de vigência. Ou seja, se o Estado não atingiu a data de vigência para inicio do novo ICMS irá permanecer a alíquota anterior, se o Estado passou ou está na data de vigência a aplicação irá alterar para a nova.

  • Implementada uma validação para que a aplicação gere os novos Documentos a Receber para o Banco do Brasil com novos números de parcelas. Essa tratativa ocorrerá apenas se as parcelas anteriores já estivessem vinculadas à uma Remessa Bancária. A exemplo dos Documentos da NF=e abaixo, as parcelas (Série) 1, 2 e 3 foram substituídas pelas parcelas 4, 5 e 6 quando novos documentos foram gerados.

  • Ajustada opções de impressão do campo de seleção “À Vista”
    • A seleção teve seu nome alterado para ‘Incluir títulos à vista’.
    • ‘Sim’ → ‘Somente’: A opção ‘Sim’ foi alterada para ‘Somente’, para evitar ambiguidade, e também foi ajustada para considerar somente os boletos com a data de emissão igual a data de vencimento.
    • ‘Ignorar Filtro’: Nova opção adicionada ao campo, onde quando selecionada não verificará se os boletos a serem impressos são à vista ou não.

  • Na aplicação de Busca de Pedidos, foram removidas as Marketplaces Mobly e MegaMamute, pois estas duas Marketplaces possuem serviços específicos e automatizados para a sincronização e recebimento automático dos pedidos.