Ao contratar um frete, que fatores sua empresa costuma analisar além do preço? Muitos negócios que lidam com terceirização de frete negligenciam a análise de pontos como qualidade do serviço, reputação da transportadora e atendimento.
O compartilhamento de informações sobre o andamento do transporte é um destes fatores e pode agregar muito mais qualidade e velocidade a sua gestão de entregas.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar como realizar uma boa gestão da informação e elevar seu nível de serviço nas entregas, tanto nas modalidades de frete FOB e CIF. Acompanhe!
Antes de prosseguir, precisamos entender o conceito das siglas FOB e CIF.
A principal escolha relacionada aos contratos FOB e CIF tem a ver com a responsabilidade sobre a carga durante o transporte.
Por isso, sua empresa deve consultar e avaliar com as transportadoras as melhores taxas de transporte e seguro e, ainda, avaliar o valor que o transporte tem para o negócio.
Por exemplo, para uma indústria farmacêutica, que solicita insumos de vários fornecedores e possui exigências sobre o transporte da carga, o frete do tipo FOB é mais indicado. Isso porque o controle da indústria sobre o transporte aumenta, sendo possível selecionar e negociar com as transportadoras as condições ideais de entrega, de modo a obter o máximo desempenho em seu fornecimento.
Já para empresas do tipo B2C, o frete CIF costuma ser mais indicado. Isso porque uma única empresa entrega para diversos clientes, sendo responsável pela gestão dos armazéns, embarques e desembarques. Desse modo, pode ser mais viável contratar um frete do tipo CIF e embutir os custos com transporte em seu preço de venda, para simplificar sua gestão.
Os contratos de transporte não se resumem a FOB e CIF. Existem romaneios, subcontratações, redespachos e outras modalidades de transporte que podem dificultar o entendimento dos contratos e suas nomenclaturas.
Por essa razão, surgiram denominações mais amplas que CIF e FOB, que atendessem aos requisitos dos demais tipos de transporte.
Remetente, destinatário, tomador e recebedor da carga, por exemplo, são termos que ajudam a definir objetivamente quem é responsável pelo quê em um transporte de carga.
É o ponto inicial de um transporte de carga. Geralmente é o responsável por promover a saída dos produtos para o transporte e pode ser o emissor da Nota Fiscal.
É o ponto final do transporte de carga. Pode ser uma empresa ou pessoa física que receberá a mercadoria.
O tomador é o responsável pelo pagamento do transporte de carga. Na modalidade CIF, o tomador será o remetente. No frete FOB, será o destinatário.
O recebedor pode ser uma empresa ou pessoa física responsável por receber a carga transportada, mas que não é o destinatário. Ele existe em situações de redespacho e de transporte multimodal, em que a carga é recebida em um ponto, mas depois segue com destino a outro lugar.
Seja sua empresa remetente ou destinatária da carga, acompanhar o andamento da entrega será importante para manter o planejamento logístico em dia.
Isso porque ter informações de qualidade favorece a identificação de fatores que podem alterar as condições da entrega, afetando possivelmente prazos, preços e a qualidade do transporte.
Por isso, um dos critérios para a escolha da transportadora, seja na modalidade CIF ou FOB, deve ser sua capacidade de enviar informações em tempo real sobre o andamento da entrega.
Para tanto, as transportadoras contam com ferramentas online de monitoramento e softwares de rastreio em tempo real.
As ferramentas de rastreamento de entrega permitem o acompanhamento do serviço de transporte, tanto pelo contratante, quanto pelo recebedor ou destinatário da carga.
Dessa forma, basta a transportadora informar um código para o rastreio online e, através desse código, é possível que os envolvidos na entrega consultem o andamento do transporte em determinada página na internet.
De um jeito simples, remetentes e destinatários da carga acompanham todo o processo de entrega e ganham mais qualidade e satisfação em suas atividades logísticas.
Texto: hivecloud
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