Cobrança Automática

O que é a cobrança automática?

A cobrança automática é uma funcionalidade avançada do Grid ERP, projetada para simplificar e automatizar o processo de cobrança ativa por e-mail para seus clientes. Esse recurso oferece grande flexibilidade e pode ser personalizado de acordo com as necessidades e preferências de cada usuário.

Com a cobrança automática, você pode facilmente criar modelos de e-mail diretamente em um editor fornecido pelo componente. Esses modelos podem ser personalizados usando diversas variáveis para compor o texto, tornando-os mais dinâmicos e adequados a diferentes situações.

O recurso de configuração permite definir condições específicas para o envio dos e-mails de cobrança. Você pode configurar o sistema para enviar os e-mails automaticamente quando certas condições forem atendidas. Alguns exemplos de condições podem ser:

  • A funcionalidade de “Análise de Dias” permite a configuração do envio de e-mails com base em um número específico de dias antes ou após o vencimento do boleto.
  • Na opção “Anexo“, é possível configurar o envio de e-mails informando se deseja anexar o boleto no e-mail de cobrança para o cliente ou não.

Como Implementar a Cobrança Automática em seu Software?

  1. Integração do Módulo “Envio de Boletos”: Primeiramente, integre o módulo “Envio de Boletos” ao GridERP. Esse módulo contém todas as rotinas essenciais para a geração, transmissão e gerenciamento dos boletos bancários.
  2. Utilização da API: Através da nossa API, você terá acesso às opções de cobrança automática. Isso permitirá a configuração personalizada de envios de e-mails com base em dias específicos antes ou após o vencimento do boleto.

Com essas etapas concluídas, a cobrança automática estará pronta para ser utilizada em seu software. Essa funcionalidade otimizará o processo de cobrança ativa, garantindo mais praticidade e eficiência no envio de e-mails de cobrança para seus clientes.

A tela de Consulta de Log está localizada no módulo Receber 🢒 Envio de Boletos 🢒 Consulta de Logs –  Envio de Avisos Doc. Receber.

Seu objetivo é exibir os logs de avisos de cobrança, que foram enviados para os clientes que possuem boletos vencidos ou a vencer. Para verificar os logs, no campo Dia é necessário selecionar a data que deseja visualizar e posteriormente clicar em Consultar Log.

O sistema irá listar os títulos que foram enviados informando o e-mail do destinatário. Quando exibido um aviso de erro ao efetuar uma consulta, significa que não existe o arquivo de log para tal dia, assim como, quando nenhuma informação é listada em tela.